Centenas de casais dizem sim na 5ª edição do Casamento Comunitário de Aparecida

Por Rackel Vieira

15 de março de 2022

Foto: Enio Medeiros

Somada todas as cinco edições, o programa já contemplou mais de 1,3 mil casais com a cerimônia e o documento oficial da união matrimonial

Com o objetivo de realizar o sonho de casais que não tiveram condições de oficializar o matrimônio em cartório, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, retomou o projeto do Casamento Comunitário. A ação, que está em sua 5ª edição, beneficiou 110 noivos e noivas que disseram o tão sonhado sim em uma noite memorável no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. O evento foi realizado na noite desta segunda-feira, 14 e reuniu além dos casais, personalidades aparecidenses e o prefeito Gustavo Mendanha que acompanhou a primeira-dama e secretária, Mayara Mendanha.

Os casais participaram de um processo de inscrição e depois disso por uma triagem para serem então selecionados para participar do benefício. Todos tiveram a gratuidade da certidão de casamento com cerimônia ecumênica realizada por uma juíza de paz. O local da cerimônia também foi todo decorado com bancos, sofás e mesa com bolo e doces para fotos e vídeos. A música ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Aparecida, que deu um show a parte.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social ressaltou durante a cerimônia a alegria de poder retomar esse projeto que ajuda tantos casais a oficializar o amor e a união, pois devido a pandemia a cerimônia ficou suspensa por dois anos.

“É muito bom poder retomar esse projeto e realizar o sonho de tanta gente. Muitas pessoas aqui não têm condições de preparar uma cerimônia como essa, uma vez que o nosso público alvo são essas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, que tem um poder aquisitivo mais baixo e que estão, principalmente, no Cadastro Único. Então ver esses casais oficializando a união, para nós é muito gratificante realizar esse sonho”, ressaltou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Foto: Jhonney Macena

O prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância do retorno do Casamento Comunitário que foi suspenso por dois anos devido a pandemia. “Em todas as outras edições conseguimos realizar o sonho de mais de mil casais que sonhavam com a oficialização da União e não tinham condições financeiras para arcar com as custas. O sorriso no rosto de cada beneficiado é uma alegria para a gente como gestor público”, pontuou o prefeito.

Aldeize da Silva Brito e Plínio da Costa Magalhães disseram sim um para o outro oficialmente na noite de festa comunitária. Para a noiva, o casamento foi além de suas expectativas e o programa foi muito importante para concretização de seu sonho.

A Lazara Cristiana tem 19 anos de união com o André Luis e teve a tão sonhada cerimônia de casamento realizada na noite de ontem. Eles representaram todos os casais na hora da benção ecumênica no palco do Casamento Comunitário. “Estou muito emocionada. Não posso nem chorar para não borrar a maquiagem. Aqui hoje concretizamos nosso amor e união. Estou imensamente feliz”, disse ela com os olhos marejados. “Esperamos muito tempo e hoje realizamos o nosso sonho”, disse também o noivo.

“O casamento comunitário tem o significado mais lindo do mundo porque nos deu uma oportunidade que antes a gente não tinha devido à falta de condições financeiras. Agora nos unimos oficialmente. E casar vestida de noiva era o meu sonho. A organização está impecável, e também os preparativos….”, contou a operadora de caixa que trocou as alianças com seu amor e saiu do Anfiteatro com a Certidão de Casamento em mãos.

Foto: Enio Medeiros

Para evitar aglomeração de pessoas, a cerimônia foi restrita aos noivos, músicos, equipe do cartório e equipe organizadora da Prefeitura e da Secretaria de Assistência Social. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito Vilmar Mariano, do cartorário Rodrigo Barbosa Oliveira e Silva e dos vereadores Hans Miller e Isaac Martins.

“Estou muito feliz por ter oficializado a minha união com o amor da minha vida. Estamos há mais de dois anos juntos e temos uma filha linda. E a troca de alianças hoje selou nosso amor, união e companheirismo”, comentou o fotógrafo Jhonney Macena.

Na ocasião, em parceria com a Enel Goiás, 10 casais foram sorteados e ganharam uma geladeira cada um. “Essas parcerias são importantes para beneficiar os aparecidenses. E esses casais já sairão daqui com um eletrodoméstico novinho para a sua casa, além da certidão oficial do casamento e de lindas fotos para guardar na memória e no porta retrato”, pontuou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Foto: Claudivino Antunes