Centenas de crianças e adolescentes da Guarda Mirim de Aparecida retornam às atividades

Por Rackel Vieira

23 de janeiro de 2019

Por Rackel Vieira

23 de janeiro de 2019

Foto: Wigor Vieira

A solenidade de abertura do ano foi marcada por uma linda homenagem à estudante Mariana, que fazia parte da turma e faleceu no final do ano passado

Os alunos do Centro de Convivência Guarda Mirim retornaram às atividades na última segunda-feira, 21 e para dar as boas vindas aos alunos, a secretaria de Mobilidade e Defesa Social realizou na manhã desta quarta-feira, 23, na sede do projeto, uma aula inaugural. A aula foi tomada pela emoção de todos os presentes com a homenagem à ex-integrante da Guarda Mirim, Mariana Carolina Soares da Silva, que faleceu em acidente de carro, em dezembro do ano passado.

De acordo com o coordenador da Guarda Mirim, Célio Dias dos Santos, o Centro proporciona uma nova perspectiva de futuro para a vida dos atendidos. “Aqui são oferecidas diversas atividades extracurriculares como aulas de música, informática, dança, reforço escolar, instrução para o mercado de trabalho, além de práticas esportivas como natação, atletismo e futebol. Ensinamos questões de cidadania e disciplina, transformando a vida de muitos deles, tanto em casa com os pais quanto na escola”, destacou.

Criada em 2011, a Guarda Mirim tem como  principal objetivo incentivar valores morais, sociais e éticos aos estudantes e assim protegê-los de situações de vulnerabilidade social. A Guarda Mirim é vinculada à Guarda Civil Municipal em parceria com a secretaria de Assistência Social que realiza o encaminhamento das crianças para o projeto. O programa atende atualmente 120 crianças e adolescentes entre meninos e meninas de 09 e 16 anos e oferece café da manhã e lanche, nos turnos matutinos e vespertinos, além de diversas atividades culturais e esportivas, atendimento psicológico e palestras sobre cidadania, direitos e deveres civis.

Há três anos o estudante João Vitor Cristian Alves participa do projeto. Ele, que tem hoje 14 anos e entrou com 11, ressaltou a relevância da Guarda Mirim em sua vida e de sua família. “A gente aprende muita coisa boa, como ser um bom cidadão, a respeitar e a obedecer. Eu formei meu caráter aqui, aprendi o que é certo e o que é errado, tudo que eu sou hoje foi moldado aqui na Guarda. Amo fazer parte disso tudo, minha atividade preferida é jogar bola com meus colegas e fazer aulas de natação no Centro Olímpico”, disse.

Homenagem

As crianças prestaram uma série de homenagens à colega Mariana Carolina, falecida em acidente de carro às vésperas do natal do ano passado, que matou também mais seis pessoas de sua família. Como símbolo de subir ao céu, lembrando momentaneamente de todos os que se foram, os integrantes da Guarda soltaram um balão branco representando cada vida. Os balões azuis simbolizaram o agradecimento à adolescente pelos momentos marcantes que passaram juntos durante sua trajetória na Guarda Mirim.

A adolescente ingressou na Guarda Mirim em agosto de 2018 e foi chegou em segundo lugar na categoria infantil, na Corrida Aparecida correndo pela vida, contra o Crack, realizada em novembro, um mês antes do acidente. “Mariana Desempenhava suas atividades, conforme sempre foi solicitada, tinha comprometimento e disciplina, participava também do grupo de música da Guarda Mirim, onde sempre encantou a todos com sua voz e carisma. É com muito pesar que estamos fazendo esta singela homenagem”, contou o comandante da Guarda Mirim, Célio Dias.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, também prestou sua homenagem à ex-aluna. “Para preservar para sempre a memória de Mariana, será colocado um quadro com a foto da garota no quartel. Pra gente, ter a imagem dela nesse lugar, um espaço que ela tanto amava significa muito. Todos nós ficamos muito tristes, Mariana estará para sempre em nossos corações”, pontuou.