Centenas de mulheres fazem caminhada em celebração ao Dia 8 de Março

Por Frederico Noleto

8 de março de 2019

Foto: Jhonney Macena

Centenas de mulheres realizaram na manhã desta sexta-feira (8) a “Grande Caminhada – Diga não ao feminicídio: basta de violência, queremos igualdade e respeito!”, como parte de agenda de programações em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Idealizada pelas secretarias de Esporte e Lazer e Assistência Social, a caminhada aconteceu na região do Centro de Aparecida, percorreu as principais avenidas e homenageou mulheres do município. “A data de hoje serve para refletirmos sobre nossos direitos e reforçarmos a nossa luta. Precisamos mostrar a nossa força e a garantia dos nossos direitos, inclusive contra atos criminosos contra a dignidade da mulher”, destacou Mayara, que a importância do empoderamento da mulher na sociedade. “O prefeito Gustavo tem ciência da importância de se valorizar a opinião feminina nas tomadas de decisões e tem dado o exemplo ao nomear mulheres para funções importantes da administração pública”, completou.

“Logo que assumi a prefeitura criei a Secretaria Executiva da Mulher para que pudéssemos implementar políticas publicas voltadas à valorização da mulher em Aparecida. Temos um compromisso em dedicar atenção especial as mulheres e a oferecer serviços públicos para sua melhor qualidade de vida. Tenho a certeza que iremos avançar muito mais e fortalecer “, destacou o prefeito Gustavo Mendanha, que na oportunidade, acompanhou a distribuição de mais de 500 flores as mulheres. Para a secretária executiva da Mulher, Eudenir de Souza, conhecida como “Tia Deni”, comentou da importância das comemorações. “Durante todo o mês de março estaremos realizando dezenas de atividades em prol da valorização da mulher aparecidense. Nosso trabalho é voltado para fortalecer o empoderamento feminino, a força da mulher na sociedade e na família, e de lutarmos também contra toda forma de discriminação e violência”, destacou.

A educadora Fátima Naves, foi uma das homenageadas durante a caminhada, e  reforçou que a educação é essencial para o empoderamento da mulher. “Através da educação é possível  abrir ampliar a visão das pessoas e, as mulheres seja de qual comunidade for, podem ocupar funções, liderar equipes e fazer a diferença. A educação faz parte desse processo porque desperta vontades e prepara para a vida.   E a profissionalização encarrega a mulher de atribuições, capacitações e maiores oportunidades”, destacou a gestora da FacCidade.

Para a ativista Márcia Bezerra, representante do grupo Atitude Feminina, todo dia é “Dia da Mulher”. “Todo dia é dia de adquirir direitos e de conseguirmos novos espaços. Em Aparecida a nossa luta tem o total apoio da administração municipal e da primeira-dama Mayara Mendanha”, destacou. Para Angélica Ribeiro, que também atua no grupo, a luta de uma é a luta de todas. “Nossa luta é contra a misoginia, violência doméstica e garantia de direitos igualitários”, frisou.

Foto: Rodrigo Estrela

Agenda

Durante todo mês de março dezenas de eventos serão realizados em Aparecida de Goiânia em alusão ao Dia Internacional da Mulher – que é celebrado no dia 8 de março. Além da caminhada, haverá palestras e seminários com objetivo de celebrar a data e também de combater a violência doméstica. Até o final do mês serão realizados diversos encontros nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras’s). As palestras e seminários terão como tema ‘’Políticas públicas para mulheres: Avanços e Desafios’’.

Confira a programação completa:

Mesa redonda na sede da OAB/Aparecida

Data: 01/03/2019 – sexta-feira

Horário: 8h.

Caminhada Dia Internacional da Mulher – Secretaria de Esporte e Lazer

• Data: 08/03/2019 – sexta-feira
  • Horário: 8h às 11h
  • Concentração: Colégio Dom Pedro

Conversa com mulheres no Centro de Convivência

• Data: 12/03/2019 – terça-feira
  • Horário: 9h
  • Local: SCFV Nova Olinda
  • Palestrante: Deni.

Participação da Secretaria Executiva da Mulher – Mesa Redonda Violência Contra Mulher em Debate

• Data: 13/03/2019 – quarta-feira
  • Horário: 14h às 16h30
  • Local: Escola do Servidor.

Conversa com  mulheres no Centro de Convivência

• Data: 15/03/2019 – sexta-feira
  • Horário: 9h
  • Local: SCFV Riviera
  • Palestrante: Deni.

Conversa com mulheres no CRAS Unidade VII – Serra Dourada

• Data: 18/03/2019 – segunda-feira
  • Horário: 14h
  • End: Rua Arivestino Jonas Dias, qd. 18, lt.12 – Serra Dourada III.

Conversa com mulheres no CRAS Unidade VI – Jd. Tiradentes

• Data: 19/03/2019 – terça-feira
  • Horário: 14h
  • Rua 10 esq. com Rua 11, Área Pública 16 – Jd. Tiradentes.

Seminário Avanços e Desafios – CRAS Unidade l

• Data: 20 e 21 de março – quarta – feira / quinta – feira
  • Horário: 12h às 17h
  • Local: Praça CEU Pq. Flamboyant
  • 150 Mulheres.

Conversa com mulheres no CRAS Unidade II – Vila Souza

• Data: 25/03/2019 – segunda-feira
  • Horário: 14h
  • End: Avenida Nossa Senhora Aparecida, qd. 02, lt. 02 – Vila Souza.

Conversa com mulheres no CRAS Unidade IV – Nova Cidade

• Data: 26/03/2019 – terça-feira
  • Horário: 14h
  • End: Avenida 21 de Abril, qd. 13, Área Pública 02 – Nova Cidade.

Conversa com as Mulheres no CRAS Unidade III – Garavelo

• Data: 27/03/2019 – quarta-feira

DIA “D” DA MULHER – PRAÇA CEU – CRAS Unidade V

• Data: 28/03/2019 – quinta-feira
  • Horário: 9h às 17h
  • Local: CEU das Artes – Cidade Vera Cruz 2.