Central de Regulação de Aparecida atende há 4 meses em novo endereço

Por Polliana Martins

30 de junho de 2022

Por Polliana Martins

30 de junho de 2022


Foto: Caudivino Antunes

Nova sede do serviço conhecido popularmente como “Pró-Reg”, localizada no Bairro Independência, é aprovada pela população e está em pleno funcionamento desde 8 de fevereiro deste ano.

Para dar mais conforto aos usuários e servidores e aprimorar os serviços prestados, a Superintendência de Regulação, Avaliação e Controle (SRAC) da Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida está com nova sede em pleno funcionamento desde o último dia 8 de fevereiro. O novo espaço, já aprovado pela população, está localizado na Avenida Atlântida, Quadra 3, Lote 1, Shopping Pátio Independência, no Bairro Independência, e atende o público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que a sede antiga, localizada na Avenida das Nações, no Bairro Vera Cruz, funcionou normalmente até 11 de fevereiro em período de transição: “Depois, desde 14 de fevereiro, todo o atendimento da Central passou a ser feito na nova sede, que tem 561 metros quadrados e conta com amplos ambientes para melhor acomodar os trabalhadores e os usuários, uma conquista importante para a cidade. A população merece os melhores atendimentos possíveis e trabalhamos focados nessa busca incessante por excelência nos serviços prestados”.

Entre os atendimentos realizados pela Central de Regulação estão: 1- Atendimento às solicitações de internações de urgência e emergência; 2- Atendimento às solicitações de cirurgias eletivas; 3- Atendimento às solicitações de entrada em procedimentos, consultas especializadas ou exames; 4- Atendimento às solicitações de exames clínicos e de imagem; 5- Atendimento para Terapia Renal Substitutiva (TRS); 6- Atendimento ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD); 7- Aquisição de Procedimento; 8- Atendimento a consultas especializadas; 9- Faturamento e contratos com os serviços de saúde; 10- Auditoria.

Sentada num dos guichês de atendimento, na primeira semana da nova sede, Domingas Souza Castro Filha, 50 anos, moradora do Independência Mansões, pegou rapidamente uma autorização para reposição hormonal e afirmou que “não tem comparação. Sempre fui bem atendida lá na sede antiga, mas a estrutura era muito inferior a essa daqui. Lá eu esperava muito, às vezes, e nem sempre conseguia um lugar tranquilo para esperar. Aqui foi um passeio, que diferença! “

Quem também elogiou as novas instalações foi Michael Justiniano, 37 anos, morador do Setor Colina Azul. Ele contou que ficou menos de meia hora no local para pegar uma autorização e tirar dúvidas sobre o tratamento oncológico da mãe dele. Bem-humorado, disse que “aqui está parecendo uma recepção de clínica de gente rica. É isso que o povo quer, ser bem atendido e num lugar bonito desses. Dá orgulho na gente. ”

Órgão vital para a cidade

A diretora de Regulação da SMS, Bruna de Castro, informa que, dentre outras funções, o órgão é responsável por estruturar, coordenar, supervisionar e orientar as ações de regulação do acesso à assistência à saúde tais como protocolar, analisar e autorizar as solicitações de procedimentos, bem como gerenciar filas e autorizar o encaminhamento dos pacientes para leitos de internação hospitalar.

A diretora acrescenta que os serviços de Regulação são informatizados e descentralizados em Aparecida, portanto, nem sempre os moradores precisam ir até a Central, já que serviços como solicitações de cirurgias, exames e consultas especializadas, geralmente, podem ser cadastrados diretamente nas unidades de Saúde: “Aqui na Centrai atendemos, em média, a 300 pessoas diariamente que vêm tratar, dentre outras coisas, de solicitações de cateterismo e angioplastia, cintilografia e solicitações oriundas de outros hospitais, como o Araújo Jorge, que devem ser protocoladas exclusivamente aqui”.

Estrutura

A atual sede da SRAC conta com recepção climatizada, computadores de última geração, salas para regulação de procedimentos eletivos de alta e média complexidade, regulação de consultas especializadas, regulação do serviço de terapia renal substitutiva, regulação de urgência, regulação de exames e diversos outros departamentos administrativos, como o de faturamento, que faz a gestão de todos os contratos de prestadores do SUS (ex: clínicas, hospitais e laboratórios) e o processamento de toda a produção executada na rede de saúde do município, público e privado; e o serviço de auditoria, que avalia a qualidade dos serviços em saúde prestados no município, denúncias, pareceres e processos de pagamento.

“Todo o local foi equipado e preparado para receber os profissionais e os usuários do SUS com mais conforto. Esta sede continua oferecendo uma ampla carteira de serviços à população, só que com melhor infraestrutura, proporcionando um atendimento mais humanizado, seguro e eficiente”, reforça a diretora Bruna de Castro.

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