Centro Olímpico de Aparecida passa por ampla reforma

Por Rafael Freitas

29 de abril de 2024

Foto: Wigor Vieira

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marcelo Augusto, assinaram na manhã desta segunda-feira, 29, ordem de serviço para obras de manutenção do Centro Olímpico Municipal, localizado no Setor Conde dos Arcos. O espaço é voltado para iniciação esportiva e também para o ensino de modalidades que favorecem o condicionamento físico, além de atividades recreativas e de movimento do corpo.

“Estamos investindo no esporte e requalificação do Centro Olimpico, justamente para dar melhor qualidade para aquelas pessoas que fazem uso do espaço público. Esse é mais um demonstrativo do quanto valorizamos o esporte e investimos na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Vilmar após a assinatura da ordem de serviço ao lado dos servidores do espaço esportivo.

Localizado no Setor Conde dos Arcos, o Centro Olímpico possui infraestrutura para prática de esportes como futebol, natação, vôlei, hidroginástica, zumba, treinamento funcional, capoeira e taekwondo.

De acordo com o secretário interino de Esportes, Marcelo Augusto, será realizada a troca de azulejos das duas piscinas do Centro Olímpico, manutenção dos banheiros e vestiários, implantação de iluminação de LED, revisão de instalações elétricas e outras partes estruturais, etc. A revitalização do local está prevista para ocorrer no prazo de 3 a 4 meses.

Segundo o secretário Marcelo Augusto, a manutenção da unidade será realizada por etapa para que não haja suspensão das aulas. “A revitalização do Centro Olímpico vai dar melhores condições para quem pratica alguma atividade esportiva no local, além de melhorar o acesso para deficientes físicos, garantindo um espaço mais adequado para todos que frequentam o local”, destacou.

O espaço para iniciação esportiva foi inaugurado em 2007 e tem capacidade total para três mil alunos e dispõe de duas piscinas, sendo uma olímpica e outra semiolímpica, quadras poliesportivas, campo de futebol, campo society, um campo para treino de tiro com arco e pistas de cooper.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiu significativamente na infraestrutura esportiva, ampliando a quantidade de espaços para prática de diversas modalidades, formação de atletas e também para o lazer e entretenimento da população. “Nossa população gosta de esporte e, por isso, investimos para ampliarmos o acesso a equipamentos públicos de qualidade. A transformação começou lá atrás na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, continuou com Gustavo e eu que, inclusive, fui secretário de Esporte também invisto e valorizo a prática esportiva”, aponta o prefeito Vilmar Mariano.

Além do Centro Olímpico, Aparecida conta com o Estação Cidadania-Esporte, que foi inaugurado em julho de 2020. O espaço, que fica no Parque Trindade, é a grande referência em infraestrutura esportiva. São mais de 12 mil m², sendo cerca de dois mil de área construída. O complexo conta com ginásio poliesportivo coberto, banheiros, vestiários, enfermaria, arquibancada, almoxarifado e salas administrativas.

Estação Cidadania-Esporte forma centenas de alunos em varias modalidades esportivas (Foto: Enio Medeiros/Arquivo- Secom)

Cerca de 400 alunos estão matriculados nas escolinhas de futsal, atletismo, vôlei, basquete e tae-kwon-do. Outras modalidades como handebol, boxe, jiu-jitsu, judô, capoeira e ginástica serão implantadas. No local, além dos treinamentos são realizadas competições periódicas.

A prefeitura conta ainda com campos society com grama sintética para os amantes do futebol de várzea, que antes praticavam o esporte em campos de terra batida. Agora a cidade conta com diversos pontos com grama sintética e iluminação. O benefício chegou ao Mansões Paraíso, Garavelo, Centro Olímpico, Madre Germana, Vila Sul, Expansul, Jardim Riviera, Jardim das Cascatas, Veiga Jardim e Parque das Nações.