CETEC oferecerá capacitação gratuita a servidores por meio de parceria com a Prefeitura

Foto: Enio Medeiros

Centro, totalmente voltado para o setor de eletrificação, é exclusivo no Estado de Goiás.

Aparecida de Goiânia, 03 de abril de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha visitou no final da manhã desta segunda-feira, 03, as instalações do Centro de Desenvolvimento de Pessoas e Gestão de Processos – CETEC/DPGP, localizado na chácara São Pedro, em Aparecida de Goiânia. A visita teve como objetivo conhecer as instalações do centro, que receberá em breve uma turma de 35 servidores da área de manutenção de iluminação pública da Secretaria e Desenvolvimento Urbano.

“A parceria entre a Prefeitura, o CETEC, e a Loja Maçônica do Estado de Goiás – a loja é parceira das atividades sociais do centro – já está consolidada e será de grande utilidade. Esta é uma estrutura única no Estado de Goiás, sediada no nosso município, então temos que aproveitar isso em prol da melhoria da prestação dos nossos serviços públicos”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

As aulas em parceria com o CETEC/DPGP atenderão a necessidade de formação, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da prefeitura, especialmente na área de sistemas elétricos de potência. Ao todo, serão disponibilizados seis cursos de capacitação exigidos pela Celg, cada um com duração de 40 horas, e com validade de dois anos. “Ao final desse período, os trabalhadores precisam se atualizar. Então vamos analisar os certificados de capacitação de cada trabalhador e verificar quais precisam fazer. Assim, todos estarão atuando dentro da regularidade”, explicou Walter Lopes Ferreira, diretor-proprietário do centro de desenvolvimento.

Os cursos serão oferecidos aos servidores de Aparecida por meio do Núcleo Filantrópico do CETEC, ou seja, sem custos à administração municipal. A visita foi acompanhada ainda pelos secretários Mayara Mendanha (Assistência Social e primeira-dama) e Ozair José (Desenvolvimento Econômico), e pelos membros do Centro e da Loja Maçônica, Divino Rodrigues de Freitas, secretário de Ação Social e Relações Públicas da Grande Loja Maçônica de Goiás; Marcelo Conrado, presidente do Instituto Cidadão Consciente e Participativo (ICCP); Rodolfo Leon Salinas, diretor de Serviços Públicos da Seinfra de Goiânia; e Capitção Pedro Rocha da Silva, subcomandante do Colégio Militar Jardim Guanabara e dirigente do CETEC.

“Essa parceria será de extrema importância para o município. Temos profissionais que já fizeram os cursos, mas precisam se reciclar com frequência. E esse espaço, dentro do município e com toda essa estrutura, será muito útil nesse processo. Também vamos buscar entidades privadas, principalmente de eletrificação, para tentar fazer com que a escola tenha mais parcerias”, considerou o secretário Ozair José, que apontou a necessidade de qualificação dos profissionais em um setor tão específico. “Muitas vezes você precisa de um profissional qualificado e não tem. Aqui será dada essa oportunidade”, completou.

Assistência Social também utilizará estrutura para capacitações

O Centro, que funciona em Aparecida de Goiânia desde 2000, já realizou mais de 10 mil capacitações filantrópicas desde então. Além da sede em Aparecida, mantém unidades estratégicas em outros municípios do Estado, e agora deverá ser utilizado também em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Aparecida. A ideia é aproveitar os cursos oferecidos pelo Núcleo Filantrópico para os jovens assistidos em programas sociais do município.

“Temos jovens no Centro de Convivêcia, que chegam aos 18 anos e não tem para onde ir. E a gente precisa promover sua independência, inserí-los jovens no mercado de trabalho. Essa será uma grande oportunidade para esses jovens. Vamos poder ampará-los desde a infância até a sua juventude, promovendo sua entrada no mercado de trabalho”, analisou a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

“Além de uma formação, uma oportunidade de chegar ao mercado já com uma formação, também possibilitaremos que muitos deixem de depender do Bolsa Família ou outros recursos federais para sobreviver”, considerou a secretária, que encaminhará uma equipe técnica da pasta para avaliar os cursos que melhor atenderão os jovens e os termos da parceria com o CETEC/DPGP.

CURSOS – Entre as formações oferecidas pelo Núcleo, estão capacitações técnicas em Eletrotécnica; Eletricista Industrial, Montagem de Entradas para Fornecimento de Energia Elétrica; Instalador Hidráulico Residencial; Montagem de Painéis Elétricos, além de cursos em outras áreas, como Pedreiro; Modelagem e Costura; Informática Básica; Manicure e Maquiagem. Já os cursos gerais do CETEC/DPGP são de formação técnica e graduação: Técnico ou Tecnólogo em Eletrotécnica para Sistemas Elétricos de Potência; Eletricista Instalador e Mantenedor Industrial; Eletricista de Redes de Distribuição; Operação de Subestação e Usinas, entre outros.