Aparecida de Goiânia, 17 de novembro de 2016 – Além de participar de importantes discussões sobre Cidades Inteligentes, Sustentabilidade e Tecnologia e conhecer de perto diversas experiências exitosas e também boas práticas de governança durante o Smart City Expo & World Congress – evento que acontece na cidade de Barcelona – o prefeito Maguito Vilela e o prefeito eleito Gustavo Mendanha aproveitam a oportunidade para conhecer grandes lideranças mundiais em diversas áreas. Um dos motivos é inserir Aparecida de Goiânia no contexto das grandes parcerias-público-privadas (PPP). Neste panorama, acabaram se desenhando importantes possibilidades. Na tarde desta quinta-feira (17), por exemplo, eles tiveram reuniões estratégicas para dar prosseguimento ao projeto de desenvolvimento econômico e social do município. Uma delas foi o encontro com dirigentes da multinacional chinesa Huawei.
“Viemos buscar soluções práticas para tornarmos nossas cidades cada vez mais interligagas e inteligentes. Nos foram apresentadas diversos mecanismos de modernização da gestão. Issso não poderia acontecer sem levarmos internet gratuita aos muitos pontos da cidade, nas praças, nos parques. Isso é totalmente possível. Confesso que estou bastante impactado com todas as possibilidades. O melhor de tudo é que algumas das empresas que conhecemos nos visitarão em breve. Estarão em Aparecida ainda este ano, para colocarmos vários destas ideias em prática” – conta Gustavo Mendanha. “Já nos reunimos com a prefeita de Barcelona, Ada Colau, com a Câmara do Comércio Brasil-Espanha e com vários grupos de empresas importantes no cenário mundial. Aparecida seguramente sairá ganhando com toda esta troca de informações” – conta Maguito Vilela.
A Huawei – empresa sediada na cidade de Shenzhen – é líder mundial no ramo das telecomunicações e em 2012 se tornou a maior fornecedora de equipamentos para redes do mundo, ultrapassado a sueca Ericsson. Segundo o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, o último dia do encontro mundial para Cidades Inteligentes está sendo bastante proveitoso para acertar parcerias neste sentido. “A possibilidade de vinda de uma empresa do porte da Huawei vem de encontro com tudo o que viemos construíndo em Aparecida ao longo dos últimos oito anos e mostra o quanto estamos no caminho certo. É uma empresa que atua em diversas áreas de “Cidades Inteligentes”, inclusive no ramo de infraestrutura de fibras óticas e de outros equipamentos que asseguram alta eficiência no uso da internet e da conectividade”.
Além do encontro com os dirigentes chineses, o prefeito Maguito Vilela e o prefeito eleito Gustavo Medanha se reuniram com o empresario José Henrique e o diretor geral da Arelsa, Daniel Fernandez. A empresa, de Barcelona, é responsavel por quase toda a produção de equipamentos e de telegestão da capital espanhola. “Eles também demonstraram muito interesse em investir em municípios brasileiros e já colocaram Aparecida de Goiânia no roreito de cidades a serem visitadas. Marcamos a vinda deles para dezembro deste ano. É natural que cada vez mais empresas deste porte demonstrem interesse em se instalar em Aparecida. Cada vez que isso acontece se movimenta a cadeia social e econômica, melhorando a qualidade de vida das pessoas” – pontua.
Além disso os três também se reuniram com Josep Lluís Bonet, presidente da Fira Barcelona, empresa responsável pela organização do Smart City Expo & World Congress; e com o diretor geral do evento, Ugo Valenti. Na condição de chefe da delegação brasileira de prefeitos e dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Maguito Vilela deu entrevista para repórteres de veículos locais e também gravou, ao lado de Gustavo Mendanha, mensagens para a redes sociais a respeito do evento e de suas perspectivas, resultados e desdobramentos para a cidade de Aparecida. “Encerraremos participando de várias palestras e painéis, inclusive sobre PPPs e outras iniciativas que visam modernizar e tornar nossas cidades mais inteligentes e sustentáveis” – completa o Euler Morais.
A participação da cidade de Aparecida foi bastante exitosa. A começar pelo evento de boas vindas ao evento orgaizado pela anfitriã Ada Colau, prefeita de Barcelona, que promoveu um jantar de recepção aos dirigentes na noite de abertura, que aconteceu na última terça-feira (15). O congresso “Cidades Inteligentes”, como é chamado aqui no Brasil teve uma extensa programação de palestras com renomados conferencistas e promoveu a troca de experiências exitosas, de boas práticas de governança e de parcerias-público-privadas (PPP). Antes da abertura oficial nossos Maguito e Gustavo tiveram agenda recheada de visitas técnicas.
O secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, que é um dos organizadores do IV Encontro dos Municpípios com o Desenvolvimento Sustantével (EMDS), evento que acontece todos os anos em Brasília, também foi convidado pela FNP a participar do evento na cidade européia. Todos os custos da viagem foram financiados pelo convênio entre a FNP e a Smart City Expo & World Congress. Na agenda de visitas, os três conheceram empresas de Mobilidade Urbana; um projeto de fomento e apoio a micro e pequenas empresas; e um distrito comercial implantado a partir do novo Plano Diretor de Barcelona que a colocou na rota das cidades sustentaveis e inteligentes, com enfase em novas tecnologias e qualidade de vida.
Tanto Maguito Vilela quanto Gustavo Mendanha se mostraram bastante entusiasmados com o alto nivel da programação. A ida do prefeito eleito demonstra o grande nível de comprometimento com o atual projeto além de, na prática, marcar o início do processo de transição entre as duas gestões. Além disso, Gustavo Mendanha já se posiciona dentro do projeto do municipalismo brasileiro, do qual Maguito Vilela é um dos principais protagonistas. Estiveram presentes no evento demais dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos: José Fortunati (Porto Alegre), vice-presidente de Relações Institucionais; Vladimir Azevedo (Divinópolis), vice-presidente de Gestão Pública; Vinicius Farah (Três Rios), vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Local; e Carlos Amastha (Palmas).
Fora as cidades que se situam dentro do “Eixo Rio-São Paulo”, Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade “não capital” a ter um prefeito em cargo de dirigente na entidade, que representa a categoria no processo de reformulação do Pacto Federativo. “O prefeito Maguito Vilela empresatou toda a sua credibilidade e bagagem política para esta cidade e nos projetou dentro do mapa do progresso brasileiro. Tenho a obrigação de continuar este legado e seguir posicionano nossa cidade para que contiunue participando das principais mesas de negociação do país, seja em âmbito parlamentar ou na interlocução com os representantes dos setores público e privado” – pontua futuro prefeito Gustavo Mendanha.
Cidades Inteligentes
Desde a primeira edição do congresso internacional realizada em 2011, o Smart City Expo & World Congress acabou se tornando referência na discussão sobre cidades e cidadãos inteligentes, abordando temáticas como Governança, Economia, Mobilidade, Sociedade, Sustentabilidade e Tecnologia. Durante todos os dias, especialistas e líderes de todo o mundo, bem como empreendedores sociais, startups, centros de pesquisa e representantes de diversas iniciativas de cidadãos apresentaram suas estratégias para um mundo urbano mais inteligente e sustentável.
O congresso reúne prefeitos, gestores públicos locais, regionais, nacionais e globais, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações. Atores com poder de tomada de decisão que possam impulsionar a implementação de “cidades inteligentes” e do conceito de empoderamento de seus cidadãos. O evento doi dividido em oito eixos temáticos: Governança, Mobilidade, Economia, Sociedade, Sustentabilidade, Segurança, Dados e Tecnologia e economia circular. A FNP montou estande para divulgar o IV EMDS, que neste ano terá o tema “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)