O prefeito Maguito Vilela participou da abertura da programação de aniversário, que se estende até a noite. Antes, ele também prestigiou a Ação Global, realizada no Sesi/Senai.
Aparecida de Goiânia, 21 de maio de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e a primeira dama Flávia Teles participaram neste sábado, 21, de duas atividades especiais para Aparecida. Logo no início da manhã, ele esteve na abertura oficial da Ação Global, que está sendo realizada na Unidade Integrada SESI/SENAI, no Residencial Village Garavelo. Até as 16 horas, milhares de pessoas terão acesso a atendimentos importantes e bastante procurados, como emissão de documentos, casamento coletivo, atendimento jurídico, corte de cabelo, doação de enxovais e serviços de Saúde, Lazer, Cultura e Educação.
Depois da abertura da Ação Global, o prefeito e a primeira dama, acompanhados de secretários, vereadores e demais auxiliares da administração municipal, seguiram para a Avenida Dom Fernando, no setor Cidade Livre. O bairro, que tem cerca de 10 mil habitantes, está completando 39 anos de formação e, para comemorar, a Associação de Desenvolvimento da Cidade Livre e Adjacências (Adeca), em parceria com a Prefeitura Municipal de Aparecida, preparou uma programação que deve durar o dia todo.
“Uma população que tem todo esse orgulho do seu bairro é um exemplo. Isso é muito importante pra valorização de todos que aqui vivem e a Prefeitura tem mesmo que apoiar. Enquanto vida eu tiver, vou trabalhar por Aparecida, pela Cidade Livre, para que mais benefícios venham para cá”, enfatizou o gestor, que logo após o desfile cívico sancionou a Lei Municipal nº 3.315, de autoria do vereador Willian Ludovico.
“A Lei institui o último sábado de todo mês de maio como a data destinada às comemorações do bairro. A partir dela, o aniversário da Cidade Livre passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do município”, explicou o secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, Euler de Morais, que também assinou o documento, ao lado do organizador do evento, o líder comunitário Nilson Dias Colativa.
A principal atração da programação de aniversário do bairro foi o Desfile Cívico, realizado pela prórpia comunidade, com participação de escolas do setor, bandas marciais de outras regiões da cidade e da banda da Polícia Militar, que também auxiliou a Guarda Civil Municipal na segurança do evento e das pessoas presentes.
“A Cidade Livre tem muito o que comemorar. Há 29 anos atrás aqui era só o cerrado, poucas casas, poucas pessoas. Hoje a gente vê todo esse desenvolvimento, comércio, iluminação, água tratada, asfalto. É um dos melhores setores de Aparecida e esse é o seu ponto forte, o desenvolvimento. A segurança é o ponto fraco, ainda precisa melhorar muito”, destacou o cabeleireiro Manoel Júnior de Souza, que chegou ao bairro ainda criança com a sua família, há 29 anos. “Eu mesmo já desfilei várias vezes nesta festa. É muito gratificante”, comemorou.
PROGRAMAÇÃO – Sob tendas montadas ao longo da avenida serviços de Educação; Saúde, como aferição de pressão e glicemia; atendimento do Instituto Embeleze; e atividades de lazer, em parceria com as secretarias municipais, serão oferecidos até o final da tarde. Sorteio de brindes e distribuição de algodão, pipoca e pula pula para a criançada, completam a festa, que continua à noite, com a Caravana do Oloares.
Segundo o organizador, pelo menos 2 mil pessoas acompanharam o desfile cívico. Há 28 anos à frente do evento, Nilson Dias Colatina ainda se emociona ao falar do seu bairro. “A Cidade Livre merece as conquistas que teve até aqui. Seu povo é ordeiro, participativo, então me sinto muito feliz em realizar isso junto com a comunidade. Não foi fácil, mas com a ajuda das administrações que passaram, e em especial do Maguito Vilela, o desenvolvimento chegou, o bairro que começou com uma invasão foi regularizado, as pessoas receberam agora suas escrituras e temos mesmo que comemorar”, frisou.
Ação Global oferece mais de trinta serviços em Aparecida
Na 23ª edição da Ação Global, mais benefícios à disposição da população de Aparecida. Pelo menos 30 mil atendimentos, entre 33 diferentes serviços, deverão ser realizados, segundo os organizadores. “Os atendimentos são gratuitos e a programação abrange todas as idades”, explicou o superinendente do Sesi, Paulo Vargas, durante a abertura. A ideia é atrair as famílias aparecidenses e incentivar que passem um sábado reunidas, se divertindo também.
Exatamente o que espera a dona de casa Carmozilda Souza Silva Mendes, moradora do Setor dos Estados, que levou os três filhos e o neto para aproveitar toda a programação. “Vim fazer os documentos da minha menina que está grávida de 8 meses (RG e CPF), porque ela ainda não tem, e vim trazer os meninos pra brincar, tem muita coisa boa, muitas brincadeiras. Também quero ver se tem enxoval pro bebê e o que mais der pra aproveitar”, explicou ela.
“A Ação Global ajuda muito toda a população, principalmente a mais carente, que muitas vezes tem dificuldades em buscar os atendimentos que precisa. Esse espírito de parceria, de colaboração entre os envolvidos é muito importante. E o Sesi e a Fieg tem tido uma atuação exepcional aqui em Aparecida”, agradeceu o prefeito, que em seguida fez um tour pelos estandes de atendimentos, inclusive os da Prefeitura, como o de saúde bucal, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, Gustavo Mendanha; de diversos vereadores e secretários.
Os interessados em qualquer serviço oferecido pela Ação Global, no Sesi de Aparecida, basta se dirigir à unidade, localizada na Rua dos Pirineus, no Village Garavelo, logo após a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A lista completa de atividades você confere abaixo.
SERVIÇOS DA AÇÃO GLOBAL EM APARECIDA:
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)