Cmei do Setor Santo André integra reestruturação da educação municipal

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de setembro de 2015 – As crianças e os pais do bairro Santo André e região estavam em festa na tarde desta quarta-feira, 23. O motivo era a inauguração oficial do Centro Municipal Infantil de Aparecida de Goiânia (Cmei) Ana Barbosa. A unidade está em funcionamento há duas semanas e faz parte do projeto de reestruturação da educação básica de Aparecida, que vem sendo implantada pela Prefeitura de Aparecida desde 2009.

“Estamos trabalhando para melhorar e ampliar o ensino no município que hoje vem se tornando uma cidade universitária. É no Cmei que a criança começa a moldar seu caráter e é também a base para um futuro escolar promissor. E com isso possam mudar sua realidade, tendo mais qualidade de vida e com boa formação, buscar vaga no mercado de trabalho daqui há alguns anos”, destaca o secretário de Governo e Integração Institucioal, Euler Morais, que representou o prefeito Maguito Vilela na solenidade de inauguração do Cmei.

Cerca de 120 crianças, de seis meses a cinco anos, são atendidas na unidade que conta com espaço de convivência, oito salas de aula, brinquedoteca, cozinha que serve cinco refeições diárias acompanhadas por nutricionistas, lactário, sala dos professores, sala da diretoria, secretaria e amplo gramado. “Estou gostando muito daqui. Da comida e de brincar”, disseram os aluninhos Henrique e João Paulo, de 4 anos.

Para o pai da pequena Emily de 3 anos, o funcionamento do Cmei veio em boa hora. “Agora podemos trabalhar tranquilos, que nossa pequena está bem cuidada”, contou Italo Araújo. Valdirene dos Santos foi buscar a sobrinha na unidade e disse que a prima está contente. “Agora ela pode economizar o dinheiro da babá para comprar outros mimos para a filha. E também ficar tranquila quanto à segurança da menina enquanto ela estiver no Cmei”, pontuou.

O secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, Domingos Pereira enfatizou que a atual administração vem transformando a educação no município. “Quando assumimos haviam apenas sete unidades, agora estamos inaugurando o nono de uma série de 43 novos Cmeis em Aparecida, ampliando ao máximo o número de vagas para as crianças. Todas as unidades contam com estrutura adequada para abrigar e educar as crianças com qualidade”, sublinhou Domingos ao lado do presidente da AparecidaPrev, Eli de Faria.

Domingos destacou ainda que até o final de 2016 serão ofertadas 10 mil vagas entre unidades da prefeitura e convênios com instituições não governamentais, como Lions Clube, Maçonarias e instituições religiosas. Até o final do ano, a SME também iniciará o funcionamento dos Cmeis do Brasicon, Andrade Reis, Vila Maria, Candido de Queiroz, Jardim Primavera, Marista Sul, Internacional Park, Retiro do Bosque e Parque Trindade 1.

As outras unidades, que completam a lista dos 43 novos Cmeis, serão entregues até o final do ano que vem, 2016. Elas contemplarão todas as regiões da cidade, suprindo o déficit atual de 3 mil crianças inscritas no cadastro de reserva da Secretaria Municipal de Educação (SME). “Com um total de cerca de 10 mil vagas disponíveis ao final de 2016, a SME não apenas supre a atual demanda, como ainda cria uma reserva mínima para atender o crescimento natural da cidade”, reitera o secretário Domingos Pereira.

O vereador William Ludovico (SD) também ressaltou a revolução vivenciada na educação e no município. “Eu participei do crescimento desta região e de Aparecida. Hoje vivenciamos uma revolução na estrutura educacional do município. Pois a educação que começa em casa e a escola faz parte da extensão desta educação e também da formação do caráter da criança que um dia se tornará adulto responsável”, frisa o vereador acompanhado dos demais vereadores Almeidinha, Gustavo Mendanha, Arnaldo Leite, Cláudio Batista e Rosildo Manoel.