Coleta seletiva já atende 70 bairros em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 07 de Agosto de 2014 –  A coleta seletiva já está atendendo 70 bairros em Aparecida. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Além da coleta de lixo diária, que é realizada em todos os bairros do município, a Prefeitura de Aparecida implantou há dois anos a coleta seletiva do lixo para reciclagem.  O trabalho contribui para a preservação do meio ambiente e gera renda para as famílias que trabalham nas cooperativas.

Iniciado em 2012, Aparecida foi uma das poucas cidades brasileiras a cumprir a rigorosa Lei Federal dos Resíduos Sólidos que determina a extinção dos lixões. Os antigos lixões viraram aterro sanitário e os catadores foram transferidos para as cooperativas. Além disso, a atual gestão construiu 64 casas e um galpão de reciclagem para as famílias de catadores.

Segundo o diretor de Resíduos Sólidos, Regis Inácio, a adesão da população é fundamental para o bom funcionamento dos trabalhos de coleta seletiva do lixo. “A população pode ajudar colocando o lixo na porta de sua casa somente nos dias e períodos correspondentes à coleta de seu bairro, também é importante que cada morador armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados, evitando que se espalhe pelas ruas”, explica o diretor.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, quatro caminhões realizam os trabalhos durante o dia e outras duas equipes durante o período noturno, todos os dias da semana. Cerca de 70 bairros são atendidos e mais de 200 mil habitantes são contemplados com o serviços. São recolhidos cerca de 50 toneladas de material reciclado mensalmente.

A diretoria disponibiliza ainda um canal de comunicação com a população para informações, reclamações ou solicitação de serviços. O número é o 3545-9969. As ligações, permitem também que a secretaria a acompanhe se a coleta está, de fato, sendo realizada em todos os bairros e dentro dos dias previstos pela secretaria e pela empresa responsável.

Além de reduzir a quantidade do lixo não reaproveitado coletado, o material reciclado gera renda para famílias que trabalham na cooperativa de catadores que antes viviam de catar materiais recicláveis no Aterro Sanitário do município.

Na coleta seletiva são recolhidos materiais como metais, plásticos, papeis e vidros. Os materiais são destinados para a cooperativa de catadores do município, que fica no Internacional Park. Lá eles são devidamente separados e depois vendidos, gerando emprego e renda para as famílias.

Atualmente, existem duas cooperativas no município, a Cooperativa de Catadores de Lixo de Aparecida (COOCAP) e a Cooperativa de Trabalho de Recicláveis Feminina de Aparecida (COORFAP). O programa de coleta seletiva possui parcerias com ONGs e empresas que desenvolvem projetos sociais. As parcerias possibilitam também palestras educativas para os cooperados, aquisição de folders para mobilizar a população e obtenção de uniformes.

Confira os dias de coleta e os bairros atendidos:

SEGUNDA FEIRA

TERÇA FEIRA