As obras da trincheira vereador João Antônio Borges, no cruzamento das Avenidas São Paulo, Tapajós e Rudá, na Vila Brasília, seguem dentro cronograma e está neste momento com 83% dos trabalhos concluídos. A obra, que vai resolver um dos maiores engarrafamentos no trânsito da cidade, foi iniciada em maio deste ano e a previsão da Secretaria de Infraestrutura é de que seja entregue ainda neste ano, beneficiando milhares de motoristas que trafegam pelo local diariamente
O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, ressalta que a previsão inicial de entrega era para o final do mês de novembro, mas como tem chovido desde o mês de agosto e agora em outubro de forma mais constante, os trabalhos estão com 10 dias de atraso. “Os servidores estão trabalhando a todo vapor para concluir a obra ainda neste ano. Nossa perspectiva, devido ao pequeno atraso no cronograma, é de liberar todo o tráfego ainda na primeira quinzena de dezembro”, comentou o gestor.
De acordo com o engenheiro responsável, a obra está em fase final de conclusão e neste momento estão sendo implantadas as redes de galerias para a captação e drenagem das águas das chuvas. “Este trabalho deve durar ainda uns 10 dias. Após finalizadas as galerias iniciaremos a terraplanagem e a base e sub-base para que a pista da trincheira receba a capa asfáltica”, sublinhou o engenheiro.
Paralelo ao serviço das galerias pluviais executadas no desnível da Avenida São Paulo, a travessia da Avenida Rudá já conta com a vigas e será executada nos próximos dias a concretagem do tabuleiro – nome dado a estrutura que suporta as cargas de circulação que irá receber o asfalto. “Após a finalização deste trabalho, liberaremos a pista que atravessa a São Paulo, já com o objetivo de facilitar a vida dos condutores que trafegam pelo local”, comunicou o engenheiro.
Obra
Orçado em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional, o projeto da trincheira prevê o rebaixamento da Avenida São Paulo no cruzamento com as Avenidas Tapajós e Rudá, na Vila Brasília. A Avenida São Paulo passará por baixo da interligação entre as duas vias, eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Avenida 4ª Radial.
A obra prevê não apenas a construção do viaduto para livre acesso aos quase 50 mil veículos que passam pela Avenida São Paulo naquele trecho, mas também a implantação de um moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além do paisagismo da via.
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