Começam as atividades da UFG de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 12 de agosto de 2014 – A Universidade Federal de Goiás (UFG) de Aparecida de Goiânia começou oficialmente suas atividades com a aula inaugural do curso de Engenheria de Produção, realizada na manhã desta quarta-feira (13). Quarenta alunos do curso, professores, além do prefeito Maguito Vilela e o reitor da UFG Orlando Afonso Valle do Amaral, assistiram a palestra “A produção do engenheiro de produção: oportunidades e desafios”, ministrada pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

A solenidade aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que fica próximo ao Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa) e do IFG, local onde as aulas da UFG serão ministradas, provisoriamente, enquanto as obras do campus avançado da universidade federal não ficam prontas. O curso de Engenharia de Produção é o primeiro a ser oferecido pela instituição na cidade.

O estudante Victor Augusto, morador do setor Santa Luzia fez o ensino médio articulado no Sesi de Aparecida e agora é aluno de engenharia de produção da UFG. “É uma satisfação muito grande saber que vou poder ter um futuro dentro da minha cidade. Aparecida está crescendo e é um campo de atuação ideal para minha área. Além disso, estudar perto de casa reduz custos e tempo”, contou o estudante.

Durante a solenidade, o prefeito Maguito Vilela ressaltou a importância da instalação da UFG para Aparecida. “Todas as cidades gostariam de ter uma universidade desse porte e nós estamos tendo esse privilégio. A UFG contribuirá muito para o desenvolvimento educacional do município, além de formar grandes profissionais para atuarem aqui”, reiterou Maguito.

Segundo o reitor da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, a implantação da instituição não seria possível sem a parceria da administração do prefeito Maguito Vilela e dos aparecidenses. “Sabemos que ainda teremos que enfrentar muitos obstáculos mas a vontade do prefeito e da comunidade será suficiente para termos um campus de qualidade, da qual a cidade de Aparecida faz jus”, comemorou.

Ainda de acordo com o reitor a previsão é que as obras do novo campus sejam iniciadas ainda neste segundo semestre de 2014. “O processo de licitação está está bem encaminhado e nosso objetivo é que até 2016 a UFG já esteja com cinco cursos funcionando”, acrescentou.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção, Júlio Cesar Valandro Soares, explicou que a área de atuação do engenheiro é muito ampla. “É um profissional que une conhecimentos de gestão, economia e engenharia para aperfeiçoar técnicas de produção, ordenar atividades financeiras, logísticas e comerciais. Além de organizar mão-obra, equipamentos e matéria-prima, para aumentar a qualidade e a produtividade de uma empresa”, disse.

Levando em consideração o crescimento de Aparecida, principalmente na área industrial, o prefeito Maguito Vilela avalia que o curso será fundamental para formar profissionais que vão atuar nas diversas empresas que estão se instalando no município. “Os alunos terão a oportunidade de se formar na nossa cidade e provavelmente já sair da instituição empregados. Porque a Aparecida tem potencial para absorver mão de obra qualificada”, destacou.

O primeiro e último vestibular da UFG de Aparecida foi realizado em maio de 2014. O processo seletivo, a partir do ano que vem, será por meio do Exame Nacional do Ensino Médio como determinou o Ministério da Educação. Em 2015 estão previstos turmas para o curso de Geologia e Engenharia de Transportes. Em 2016 serão dois novos cursos de acordo com a demanda da cidade.

Além de alunos, professores, também participaram da aula inaugural a reitora em exercício da UEG Valcemia Novaes, os secretários Ozéias Laurentino Junior (Comunicação), Geoliano Lima (Administração), José Ribamar (Assistência Social), Euler de Morais (Governo), Domingos Pereira (Educação) e Tarcísio Santos (Procuradoria Geral do Município).