Comissão de Áreas Públicas coordena trabalho que, entre vários fins, otimizará gastos públicos

Por Thiago Marques

24 de outubro de 2017

Por Thiago Marques

24 de outubro de 2017


Foto: Rodrigo Estrela

Integrantes reuniram-se com prefeito nesta segunda-feira (23); Gustavo deu sinal verde para que  Casa Civil dê continuidade ao projeto

O prefeito Gustavo Mendanha teve acesso, nesta segunda-feira (23), a resultados preliminares de um amplo e importante estudo que vem sendo conduzido pela Casa Civil. A apresentação ficou a cargo do secretário Afonso Boaventura, com participação de outros integrantes da denominada “Comissão de Áreas Públicas”.

Em síntese, trata-se de um minucioso levantamento que mapeia o patrimônio fundiário da Prefeitura de Aparecida, que acompanha os processos de doações de áreas (se os critérios foram cumpridos corretamente, por exemplo, por aqueles que as receberam) e lista todos os equipamentos públicos (como escolas, unidades de saúde e CMEIS, entre outros) por macrorregiões (e não por bairros).

Tudo isso, em última instância, serve para otimizar os gastos do Poder Executivo e dar mais suporte técnico ao prefeito e à sua equipe na definição de novos investimentos, melhorando ainda mais a oferta dos serviços públicos, garante Afonso Boaventura.

O nível de detalhamento chega a tal ponto que os técnicos da comissão conseguem, por exemplo, cruzar, em uma macrorregião, dados acerca das unidades de saúde ali disponíveis com a densidade populacional. Há casos, inclusive, de áreas que foram doadas para um determinado fim, não foram utilizadas e que a prefeitura, por meio do trabalho desta comissão, poderá retomá-las e dar a elas outra destinação.

Este trabalho, ressalta o titular da Casa Civil, não termina por agora; na verdade, como bem lembra Afonso Boaventura, os esforços começaram ainda no mandato anterior, do então prefeito Maguito Vilela (2013-2016), quando todos se depararam com a necessidade deste estudo após iniciada a revisão do Plano Diretor. “Tivemos que ir atrás do memorial descritivo de cada bairro”, acrescentou.

Diante do balanço parcial que lhe foi apresentado, o prefeito disse ter gostado do que viu. E deu “sinal verde” para a continuidade dos trabalhos. Gustavo também ressaltou que reforçará, junto aos demais secretários, a importância da colaboração das outras Pastas da administração com este trabalho coordenado pela Casa Civil.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)