Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha Olímpica se reúne para acertar detalhes do evento

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre (Secom)

Aparecida de Goiânia, 22 de fevereiro de 2016 – Os membros da Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia se reuniram na tarde desta segunda-feira (22) para acertar todos os pontos do evento que marca a passagem do símbolo pela cidade. A intenção é se adiantar a todos os detalhes da cerimônia, que acontecerá em maio deste ano. “Temos a intenção de envolver a todos no maravilhoso espírito olímpico. Será uma oportunidade ímpar de poder participar desta festa que mobiliza todos os povos do planeta” – conta o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, que é o presidente da comissão.

Ficou definido a realização de encontros distintos com representantes das comunidades dos diversos trechos do trajeto da Tocha Olímpica, que ao todo percorrerá 17,8 km. A comissão foi empossada em 05 de novembro de 2015, mesma data do evento de Simulação do Revezamento da Tocha e contou com a presença do ministro dos Esportes, George Hilton e do diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, general Marco Aurélio Costa Vieira. Fazem parte da comissão segmentos da sociedade civil e do poder público, como lideranças comunitárias e membros das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil.

“Na próxima quarta-feira (24) faremos a primeira reunião às 10h30 no Sesi de Aparecida com representantes das secretarias estaduais e municipais de Educação que ficarão responsáveis por envolver estudantes, professores e toda a comunidade escolar do município. É essencial que os jovens se envolvam para fazermos desta festa uma data inesquecível para todos” – explica Euler Morais. A tocha passará por todos os 26 estados da federação. Goiás será o primeiro a receber a chama olímpica, que sairá da Grécia em direção ao Brasil no dia 21 de abril de 2016 com destino a Brasília.

Embora o maior evento esportivo do mundo seja disputado apenas na cidade do Rio de Janeiro o espírito olímpico, representado pela Tocha Olímpica, contagia todo o país sede. Ao todo 300 cidades receberão o revezamento e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada a qualquer momento. Estiveram presentes os secretários Vilmar Mariano (Esportes e Lazer), Valdemir Souto (Trânsito), Júlio Lemos (Habitação), Domingos Pereira (Educação) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação).