Complexo Empresarial Metropolitano é lançado em Aparecida

Por Lígia Mariani

15 de março de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Empreendimento será construído em área da Codego com mais de dois milhões de metros quadrados por meio de parceria imobiliária e abrigará cerca de 400 lotes industriais

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha acompanhou na manhã desta quinta-feira, 15, ao lado do governador do Estado, Marconi Perillo, o lançamento das obras do Complexo Empresarial Metropolitano Norberto José Teixeira (CEM). Destinado a empresas e indústrias, o condomínio fechado será construído em terreno da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), por meio de parceria imobiliária e contará com 400 lotes. O prefeito destacou a posição estratégica de Aparecida na atração de empreendimentos de grande porte como o complexo.

“Aparecida de Goiânia se tornou destaque nacional na geração de empregos ficando em segundo lugar entre os municípios que mais empregaram no país. E esses números fazem parte de uma combinação de fatores que explicam a ótima colocação de Aparecida como a localização geográfica privilegiada que facilita o escoamento dos produtos, o dinamismo dos comerciantes, empresários e industriais que, apesar da crise continuaram com muita coragem e ousadia investindo em seus negócios”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.

O início da comercialização dos lotes no local está programado para ocorrer em junho deste ano. A projeção é que as obras do CEM iniciem em agosto e gerem mais de 400 postos de trabalhos diretos e indiretos. A entrega do empreendimento está prevista para o final de 2020. “Entendo que a posição de Aparecida de Goiânia neste ranking demonstra, de certa forma, que estamos no caminho certo. Com esse empreendimento teremos uma geração de 12 mil empregos diretos e 25 mil indiretos e poderemos subir ainda mais, gerando emprego e renda para a população”, pontuou ainda o prefeito.

O Governador Marconi Perillo salientou a importância do empreendimento para a cidade e para o Estado. “Essa parceria imobiliária resultará em investimentos da ordem de R$ 70 milhões. Será um dos melhores complexos industriais do País”, disse o governador. “Estamos transformando Aparecida de Goiânia em uma das principais cidades industriais brasileiras”, completou Marconi. Também participaram do evento os deputados Talles Barreto, Marlúcio Pereira, o presidente da Codego, Júlio Vaz; autoridades municipais e estaduais e empresários.

O secretário municipal de Articulação Política e filho do homenageado que dá o nome do Complexo, Ricardo Roberto Teixeira, se emocionou ao falar do pai e agradeceu a vinda do empreendimento para Aparecida. “Sou filho de Aparecida e tenho maior orgulho dessa cidade que tem crescido a cada dia. Esse Complexo era um sonho do meu falecido pai, que lá em 2010 andava com o projeto em mãos todos os dias para entregar ao senhor Governador. Hoje esse sonho toma forma e nome, Norberto Teixeira, um homem que sempre amou seu povo e lutou para Aparecida um dia ser destaque”, agradeceu.

Por se tratar de uma parceria imobiliária, a área onde será construído o CEM continuará em nome da Codego, que tem posse do terreno com mais de 2,2 milhões de metros quadrados que equivalem a 150 campos de futebol. As empresas privadas ABL Prime, Concreta Construtora e Máximo Construtora e Incorporadora, após vencerem processo de licitação, formaram uma sociedade de propósito específico e serão responsáveis por todo o custo de comercialização, obras e gestão do empreendimento. Toda a parte de legalização, aprovações e registros serão feitos em nome da Codego.

O consórcio de empresas responsável pela implantação do empreendimento investirá estimados R$ 178,2 milhões, conforme informou o Diretor técnico do consórcio de empresas responsável pela implantação do empreendimento, Marcos Mineo, montante que inclui as obras de infraestrutura internas como: redes de distribuição de água tratada, de coleta de esgoto e de distribuição de energia elétrica; iluminação, drenagem pluvial, e também a pavimentação das ruas e avenidas do complexo. Os compradores dos terrenos terão como benefício crédito outorgado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), concedido pelo Governo de Goiás

Estrutura

O empreendimento terá um total de 400 lotes, sendo 268 voltados para indústrias e empresas, divididos em 963,5 mil metros quadrados; 62 comerciais, em 66,3 mil metros quadrados; além de uma área de quase 70 mil metros quadrados que reunirá um centro de compras, hotel e truckcenter. Para o empreendimento estão previstos portaria e segurança patrimonial 24 horas, monitoramento por câmeras, auditório corporativo, sala de reuniões, heliponto, centro administrativo, centro de manutenção e serviços gerais, posto de combustível 24 horas, dentre outros benefícios.

Em seu programa ambiental o complexo prevê iluminação em LED, utilização de energia solar, coleta seletiva de resíduos, envio de recicláveis às cooperativas, reaproveitamento de águas de reuso, calçadas permeáveis, reparação de áreas degradas e plantio de mudas nativas. Serão 105,2 mil metros quadrados de área verde. O CEM também planeja adotar programas de inserção social de reeducandos do sistema prisional de Goiás e suas famílias, com incentivo à educação e emprego, por meio de convênios com as empresas que lá serão instaladas.