Construção de meios-fios: quando o poder público cuida de cada detalhe de nossa cidade

Por Frederico Noleto

19 de junho de 2018

Por Frederico Noleto

19 de junho de 2018

Foto: Arquivo SECOM

A gestão de cidades sob a perspectiva da promoção da cidadania, como no caso da Prefeitura de Aparecida, requer um olhar diferenciado aos vários tipos de necessidade de seus moradores. Isso vai desde obras estruturantes, como a construção pontes e grandes avenidas e também de hospitais, às políticas sociais e a valorização dos servidores. Mas existem certos tipos de obras, que não requerem recursos vultuosos, mas que acabam por demonstrar real comprometimento com as necessidades fundamentais de todos os cidadãos. Uma delas é o investimento na implantação de meios-fios.

O meio-fio é um mecanismo urbano que surgiu com a finalidade de demarcar a altura de calçadas e assegurar que as águas das chuvas sigam o percurso até as bocas de lobo e, desta forma, sejam destinadas corretamente até os córregos e rios que banham as cidades. No entanto, são importantíssimos instrumentos de mobilidade para a promoção de inclusão e de cidadania. Os meios-fios possibilitam que todos participem do dia-a-dia de nossa cidade com as mesmas condições.

“A ideia de cidadania passa por possibilitar a todos o usufruto da própria cidade. Sejam eles idosos, pessoas com deficiência, mães e babás transportando bebês nos braços ou em seus carrinhos e também crianças que ainda estão aprimorando seu andar. Além disso, sem os meios-fios não há calçadas e sem as calçadas todos corremos risco de acidentes, inclusive de trânsito. Sob o ponto de vista do urbanismo, esta parte da infraestrutura das vias é indispensável para o bom funcionamento da parte orgânica de uma sociedade” – pontua  o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

Em Aparecida a implantação de meios-fios é uma das prioridades da atual administração e vem sendo realizada de forma bastante dinâmica. Apenas neste primeiro semestre de 2018, foram feitos 6,8 mil metros lineares de meio-fio e, desde o começo da gestão em 2017, já foram instalados mais de 25 mil metros lineares em todo o município. Nesta terça-feira (19) o trabalho está sendo feito nos setores Jardim Buriti Sereno, Residencial Norte Sul, Goiânia Park Sul e Aeroporto Sul.