Contribuinte tem até o final de março para pagar IPTU/ITU com desconto

Por Rafael Freitas

1 de março de 2018

Por Rafael Freitas

1 de março de 2018

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da Secretaria Municipal da Fazenda já se preparada para entregar aos contribuintes do município os carnês do IPTU e ITU 2018. O secretário municipal da Fazenda, André Luiz Ferreira, afirma que até março todos os contribuintes estarão com o carnê em seus respectivos endereços para quitarem os valores com a Fazenda Pública Municipal. “Os carnês estão sendo confeccionados e até a primeira semana de março serão entregues”, afirma. O contribuinte também pode retirar o carnê pelo site: www.aparecida.go.gov.br.

De acordo com o secretário da Fazenda, quem efetuar o pagamento do valor total dos impostos à vista, no prazo estabelecido, ou seja, até o dia 28 de março, terá desconto de 15% da parcela única. “O contribuinte pode optar pelo parcelamento do IPTU e ITU, em até 36 vezes e ficar em dias com o município e evitar”, destacou André Luis Rosa.

Para este ano, segundo garante o gestor da pasta, os valores dos impostos dos 253 mil imóveis edificados e dos 86 mil não edificados não tiveram reajuste.  “Tivemos apenas um aumento dentro da correção da inflação anual, que foi de 2,8%”, explica André Rosa. De acordo com ele, entre os anos de 2017 e esses primeiros meses de 2018, Aparecida de Goiânia teve aumento de 10 mil imóveis prediais. “Esses números demonstram o crescimento do município e o investimento da população nos vazios urbanos”, completou o secretário.

Parcelamento – O imposto pode ser divido em até 10 vezes dependendo do valor total, com parcela mínima de R$ 60,00. Débitos anteriores podem ser negociados da seguinte forma: para débitos inferiores a R$ 7.724,83 são liberadas parcelas em até 12 vezes; para débito superior a R$ 7.724,84 e inferior a R$ 23.171,48 é liberado o parcelamento em até 24 vezes; já para dívidas superiores a R$ 23.171,49 são feitas o parcelamento em até 36 vezes.

Receita – Os recursos arrecadados com o pagamento dos tributos são totalmente investidos no município, que junto com outros valores conquistados junto aos Governos Federal e Estadual, se transformam em obras de infraestrutura, educação, saúde e desenvolvimento urbano e econômico.  No ano passado, de acordo com André Rosa, o valor lançado de receita era de R$ 136 mihlhões com os impostos. “Para este ano, nossa perspectiva é arrecadar R$ 138 milhões que serão investidos em unidades de ensino e saúde, asfalto, moradias, praças e outros benefícios

Débitos – O secretário da Fazenda, André Rosa, ressalta que o contribuinte que estiver com débitos com o município, deve procurar as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para regularizar sua situação junto a Fazenda Pública Municipal.  “Aquele que estiver com os IPTUs e ITUs atrasados pode renegociar seus débitos junto à administração municipal a qualquer momento e assim contribuir para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia”, finalizou.