Credeq de Aparecida de Goiânia deve ser entregue em setembro

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 05 de agosto 2014- O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), recebeu hoje (05), em seu gabinete, o Presidente da Organização Social (OS) Associação Comunidade Luz da Vida, Gilmar Bessa e o coordenador da OS Luiz Antônio. A  organização é responsável pela administração do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) durante quatro anos. Na reunião foi anunciado que o Credeq de Aparecida de Goiânia está com 85% dos serviços executados e tem previsão de entrega para o final de setembro.

“Recebemos com grande alegria o anúncio do pleno funcionamento deste Centro de Referência e garantimos, por parte da Prefeitura, total parceira no que o órgão precisar. Pois o local será de grande importância no tratamento contra as drogas”, afirmou Maguito.

Para Gilmar, o Credeq será um modelo de resgate social para todo o País. “O centro obedecerá todas as normas de funcionamento de um serviço de saúde público (normas nacionais da Anvisa e do Ministério da Saúde). Tais como instalação de comissões médicas, de ética, de enfermagem, de controle de infecção, de análise e revisão de prontuários dentre outras, com a respectiva implantação dos protocolos de atendimento e dos fluxos multi-setoriais. Por isso será uma referencia para o País”, salientou.

A estrutura contará com três núcleos de atendimento separados por faixa etária (infantil, adolescente e adulto). Cada núcleo terá 12 leitos. O Centro contará também com atenção psicossocial, casa de desintoxicação, sala de reanimação e seis casas de acolhimento transitório onde os pacientes irão cultivar hortas e participarão de outras atividades ocupacionais.

“O complexo foi projetado para dar tratamento humanizado e de qualidade aos dependentes químicos e seus familiares. Será feita uma visita inicial a todos os municípios, e Aparecida será a primeira, devido ao tratamento com rigor dado aos dependentes”, finalizou Gilmar. A reunião também foi acompanhada pelos secretários Paulo Rassi (Saúde), Mário Vilela (Infraestrutura), Carlos Eduardo (Fazenda), e demais representantes da saúde.

CREDEQ – O Credeq de Aparecida de Goiânia será administrado pela Organização Social (OS) Associação Comunidade Luz da Vida. Com vigência de quatro anos, o contrato foi oficializado em junho deste ano. Toda concepção prevê extensa área verde, esportiva, e também áreas para lazer e recreação. Uma biblioteca e praças de convivência também serão montadas. Serão 10 mil metros quadrados de área construída, com valor investido de R$ 24 milhões

A unidade terá capacidade para realizar 2.142 consultas psiquiátricas, clínica geral e pediatria; e outros 10.920 atendimentos multidisciplinares mensalmente. Para internação, serão abertas 96 vagas voltadas para desintoxicação, com tempo de permanência de até 90 dias. Outros quatro Credeqs estão sendo construídos pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) nos municípios de Morrinhos, Caldas Novas, Quirinópolis, e Goianésia.