CTA itinerante atenderá na região dos motéis pelos próximos 15 dias

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 10 de dezembro de 2014 – O Centro de Testagem e Aconselhamento itinerante (CTA), que realiza testes rápidos para o diagnóstico de Aids, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), atenderá na região dos motéis, no setor Santa Luzia, a partir desta quarta-feira (10) das 8 às 17 horas. O micro-ônibus adaptado ficará no estacionamento da boate DiRoma, na BR-153. O CTA itinerante foi adquirido com recurso do governo federal, proveniente do Programa Federal de DST/Aids e Hepatites.

O micro-ônibus adaptado para realização de testes rápidos começou a operar no dia 1° de dezembro. Desde esta data, o CTA itinerante já atendeu 107 pessoas. Foram constatados quatro exames com sífilis e um com HIV positivos. “Nossa intenção é facilitar o acesso ao diagnóstico antecipado dessas doenças, fazendo um trabalho de prevenção. O micro-ônibus itinerante ficará em média de 15 a 20 dias em cada bairro, de acordo com a demanda. O objetivo é atender todas as regiões do município”, afirma a coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites da Secretaria de Saúde, Luzia Oliveira.

O Centro de Testagem e Aconselhamento já funciona no Centro Clínico de Aparecida, fazendo testes rápidos para diagnósticos de Aids, hepatites virais e outras DSTs. “O micro-ônibus atenderá a população aparecidense em situação de vulnerabilidade ou de difícil acesso à prevenção. Além de ter profissionais conscientizando a população, será feito o acompanhamento de pacientes no tratamento das doenças”, destaca o prefeito Maguito Vilela.

Para a diretora do departamento de Epidemiologia e Saúde Ambiental da SMS, Vânia Cristina, cada ano a preocupação da Prefeitura é de ampliar o atendimento. “Este ano tivemos 18 casos de HIV para cada 100 mil habitantes, é um índice muito alto. Por essa razão temos que trabalhar com conscientização e prevenção, além do tratamento precoce de novos casos”, explicou Vânia.

O micro-ônibus foi adaptado para a realização de atendimentos individuais e possui três salas, sendo, uma destinada para tratamento psicológico e orientações sobre a doença, uma para a realização dos testes rápidos e uma para vacinação. O automóvel conta também com banheiro e toldo externo. Todas as salas possuem ainda lavatórios para higienização das mãos, com porta papel, saboneteira e armários.