A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) recebeu, nesta quarta-feira, 12 de junho, um novo lote da Qdenga, vacina contra a dengue. O município recebeu do Ministério da Saúde 5.960 doses para serem aplicadas como segunda dose (D2). O novo lote começou a ser distribuído de imediato para os 38 postos de vacinação da cidade e, ao longo da semana, a aplicação será retomada em todos eles de forma regular, conforme o calendário previsto.
Para receber a proteção, os interessados devem apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS) e o cartão de vacinação. Crianças e adolescentes devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. A imunização contra a dengue é feita com duas doses, aplicadas em um intervalo de três meses. A D2 será aplicada no mesmo município onde o paciente recebeu a primeira dose, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, em Aparecida, mais de 16 mil pessoas já receberam a primeira dose da Qdenga. A vacina é destinada a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Todos os 38 postos fixos de vacinação da cidade aplicam o imunizante. A vacina contra a dengue pode ser administrada tanto em quem já teve a doença quanto em quem nunca foi infectado.
Estratégia coletiva
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, ressalta a importância da segunda dose para completar a vacinação e assim garantir uma barreira coletiva contra a dengue: “Só quem recebe as duas doses está protegido contra os quatro sorotipos do vírus. Seguir o esquema vacinal recomendado diminui significativamente a probabilidade de contrair a doença e suas complicações graves e contribui para a redução da circulação do vírus na comunidade, ajudando a controlar surtos e a proteger aqueles que não podem ser vacinados.”
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que para receber a D2 da vacina contra a dengue nos postos de Aparecida é necessário que a primeira dose tenha sido aplicada no município pelo SUS. “Toda a Saúde Pública está unida contra a dengue. A vacinação é uma das estratégias. É um grande avanço, que somada às ações de limpeza e eliminação dos criadouros do mosquito aedes podem transformar o cenário epidemiológico do país”, completa.
Postos de Vacinação
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Alto Paraíso
UBS Anhambi
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Boa Esperança
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Colina Azul
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Delfiore
UBS Expansul
UBS Garavelo Park
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Madre Germano
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda
UBS Papilon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul 2
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Tiradentes
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)