Defesa Civil coordena ação de limpeza e prevenção a incêndios na Serra da Areia

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 20 de junho de 2016 – Em continuidade às ações de prevenção realizadas no parque Serra da Areia, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil de Aparecida realizará, nos dias 22 e 23 de junho, das 7 às 15 horas, a “Ação de Limpeza e Prevenção de Incêndios Florestais na Serra da Areia”. O objetivo é a retirada de resíduos sólidos na região, e realização de aceiros.

A Defesa Civil também pretende conscientizar a população a não jogar entulhos na mata e não colocar fogo em lotes próximos, o que pode provocar incêndios na área de proteção, poluição do ar e danos à saúde da comunidade, como problemas respiratórios que sobrecarregam as unidades de saúde do município. A ação será realizada em parceira com as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Comunicação, a ONG Anjos Verdes e o Corpo de Bombeiros.

Localizado na região sul do município, a serra compreende um parque municipal, de beleza exuberante, cercado por uma flora riquíssima, fauna pouco explorada e várias nascentes que juntas formam três sub-bacias do rio Meia Ponte, são elas: ribeirão Santo Antônio, córrego Lages e rio Dourados.

Mais de 15% do município de Aparecida é abastecido por um combinado de poços artesianos e o córrego Lages. O complexo da Serra das Areias, se estende, além de Aparecida, a outros dois municípios: Aragoiânia e Hidrolândia. O local é bastante procurado para a prática de esportes, principalmente o ciclismo (Mountain Bike).

Defesa Civil equipada facilita ações preventivas

A Defesa Civil de Aparecida iniciou suas operações após determinação do prefeito Maguito Vilela, no seu primeiro mandato em 2009, e desde então tem atuado 100% em ações preventivas, buscado novas tecnologias e equipamentos para prevenção de acidentes naturais, com resultados positivos. Por ter sido o primeiro órgão operacional no estado, tem servido de exemplo de gestão operacional para outras cidades do Estado, como Silvânia e a própria capital Goiânia.

Aparecida conta a partir de agora com duas estações meteorológicas que reforçam o sistema municipal de proteção e Defesa Civil. Possui nove pluviômetros automáticos remotos, que transmitem informações via satélite, e um radar hidrológico que a cada 15 minutos mostra o volume de água no córrego Santo Antônio, permitindo prevenir enchentes e evitar catástrofes.

“Aparecida tem crescido muito e, com a implantação desse sistema inteligente, podemos colocar em prática ações de proteção, resposta e resgate da população em casos de desastres naturais ou acidentes. O resultado obtido é uma economia aos cofres municipais, até mesmo da mão de obra, já que antes do sistema era preciso deslocar dez agentes para ir in loco verificar áreas em risco nos casos de chuvas. Além disso, evitamos expor nosso próprio pessoal ao perigo, as operações são mais rápidas e prevenimos tragédias futuras”, informou o superintendente de Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso.

De acordo com ele, o próximo passo será apresentar projetos para a instalação de vias de acessos, pontes, e réguas eletrônicas em alguns mananciais, “além da instalação de uma sala de monitoramento e gestão de acidentes naturais para uma observação preventiva de riscos, como continuidade às operações desenvolvidas pela Defesa Civil municipal”,concluiu.

Sugestão de Pauta:

Assunto: Defesa Civil coordena ação de limpeza e prevenção a incêndios na Serra da Areia.

Data: 22 e 23 de junho de 2016 (quarta e quinta-feira).

Horário: 7 às 15 horas.

Local: Serra da Areia.