Despertar Ambiental contará com ações educativas de agentes mirins

15 de fevereiro de 2019

Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura deu início na manhã desta sexta-feira, 15, as ações de educação voltadas para a manutenção e preservação do meio ambiente em Aparecida de Goiânia. A data comemorativa denominada “Dia do Despertar Ambiental”, a ser celebrada todos os anos, no dia 15 de fevereiro, foi instituída pela Lei Municipal 3.356/2017.

As ações deste ano deram início na Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz, no setor Cidade Satélite São Luiz, e irão acontecer em todas as 59 unidades escolares do município. Participaram da solenidade de abertura do Dia do Despertar Ambiental, o prefeito Gustavo Mendanha, vice-prefeito Veter Martins, os secretários Adriano Montovani (Meio Ambiente), Valéria Pettersen (Educação e Cultura) e Luziano da Costa Vale (Mobilidade e Defesa Social).

A programação do Despartar Ambiental inclui a distribuição de mudas de árvores, atividades com a temática do uso racional da água, coleta seletiva do lixo, conservação dos mananciais e nascentes, além de visita a Area Ambiental Serra das Areias e apresentações culturais. Segundo o prefeito Gustavo Mendanha a escola é o lugar ideal para promover uma educação voltada para a preservação do meio ambiente. “Temos trabalhado em diversos projetos voltados para a sustentabilidade, fiscalização e conservação do meio ambiente. E a escola é o melhor lugar para conscientizarmos nossos pequeninos e disseminar o conhecimento sobre a importância de preservar a natureza e o espaço em que vivemos. ”

Ainda durante o evento, o prefeito Gustavo Mendanha deu posse a 244 crianças como agentes ambientais voluntários mirins, sendo quatro representantes por escola. Eles ainda receberam carteirinhas de identificação, certificado e camiseta personalizada. A programação do projeto se estenderá até o final do ano e visa alcançar a família das crianças, a comunidade escolar e a população da cidade. “Queremos que as crianças, os pais e toda a população contribuam com ações de sustentabilidade para a preservação do meio ambiente e que sejam também nossos fiscais da natureza. O Despertar Ambiental serve também para sensibilizar os  população da cidade para zelar das áreas verdes”, frisou.

Para a secretária de Educação e Cultura, Valéria Pettersen, a participação das escolas é fundamental para a formação do conhecimento e educação ambiental na sociedade. “Nossa missão é ensinar as crianças porque elas são também agentes de . Em sala de aula, o meio ambiente pode ser trabalho através de atividades pedagógicas e com isso nossas crianças aprendem sobre a importância de termos uma cidade limpa, arborizada e com pessoas conscientes”, afirmou.

Eloá Oliveira e Silva, 9 anos, faz o 5º ano, comentou sobre o meio ambiente equilibrado. “O meio ambiente representa tudo o que está ao nosso redor e a nossa missão é preservar a natureza”. Ana Beatriz Gomes Gontijo, 11 anos, está no 6º ano e também falou da importância de preservar a biodiversidade. “Se a gente preservar o meio ambiente com certeza vamos ter uma vida melhor”, enfatizou.