Dia da Síndrome de Down: Assistência Social enfatiza direitos das pessoas com deficiência

Por Allan David

21 de março de 2025

Por Allan David

21 de março de 2025


Foto: Jhonney Macena

Celebrada em todo o mundo, data é comemorada em Aparecida com uma programação especial da Prefeitura para pessoas atendidas pela APAE

A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta (21), na APAE Aparecida de Goiânia, um evento comemorativo para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A programação contou com palestras de profissionais da rede multidisciplinar de assistência a pessoas com deficiências intelectuais e atendimento jurídico, social e psicológico, além de coffee break oferecido aos participantes.

O evento foi organizado pela Diretoria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Assistência Social. E dele participaram a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha (representando o prefeito Leandro Vilela), e Kelly Ribeiro, responsável pela Diretoria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

“Hoje é um dia muito importante porque, em momentos como esse, nós chamamos a atenção da sociedade e do poder público para promover a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com síndrome do Down, com outras deficiências intelectuais e também dos cuidadores, que enfrentam todos os dias uma missão que não é fácil de cumprir”, comentou Mayara Mendanha.

A diretora Kelly Ribeiro ressaltou que o 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, é uma ocasião especial também para conscientizar a sociedade para dar a devida importância às causas da inclusão. “Precisamos construir caminhos para que a inclusão no mercado de trabalho e nas demais instituições da sociedade sejam efetivas.”

Cristiane Magalhães, diretora da APAE Aparecida de Goiânia, lembrou que a síndrome de Down não é uma doença, é uma condição genética. Ela enfatizou: “Este 21 de março é um dia de luta para que as pessoas com síndrome de Down tenham a sua equidade, tenham garantidos os seus direitos à saúde, à educação, ao mercado de trabalho, e uma melhor qualidade de vida”.

Mãe do garoto João Pedro Alves, assistido na APAE, Adelaide Alves aprovou a iniciativa da Assistência Social. “Eu quero só agradecer porque aqui é o lugar próprio para ele, por ele ser essa criança que Deus me deu para eu ter, para eu cuidar dele”, concluiu Adelaide.

Sessão de cinema especial

A programação da Secretaria de Assistência Social para as pessoas com síndrome de Down atendidas na APAE seguiu na tarde desta sexta, com uma sessão especial de cinema no Aparecida Shopping, empreendimento parceiro nesta iniciativa. Cerca de 50 pessoas assistidas pela APAE e seus familiares assistiram ao filme infantil Deu preguiça.

Caroline Albernaz, gerente de marketing do Aparecida Shopping, exaltou o engajamento do mall nessa ação social. “A gente vem buscando parceiros e apoiadores exatamente por plantarmos essa semente no nosso shopping. Entendemos o quanto é importante essa responsabilidade de inclusão e de todo e qualquer tipo de acolhimento que a gente necessita e consegue oferecer.”

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)