Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é lembrado com caminhada e palestras

Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 21 de agosto de 2015 – Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em Aparecida de Goiânia a programação foi antecipada para a última sexta-feira (18) e a programação esteve recheada de ações que se estenderam por todo o dia. Pela manhã foi realizada a 3ª Caminhada de Portadores de Necessidades Especiais (PNE) do município, que partiu do Ambulatório Multiprofissional de Aparecida de Goiânia (AMAG), localizado no Jardim Nova Era. No período da tarde, o Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU das Artes) da Cidade Vera Cruz foi palco de palestras e diversas atividades culturais.

A ação, que recebeu o tema “Aparecida de mãos dadas com as diferenças”, foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com as secretarias de Saúde e de Educação. Estima-se que existam cerca de 60 mil pessoas com deficiência no município. Pela manhã o prefeito Maguito Vilela fez uma vistoria no prédio do AMAG para conhecer as estruturas, que ainda não foram oficialmente inauguradas mas que já estão funcionando em fase de testes. Quando estiver em plena atividade poderá atender cerca de 1.200 pacientes com antedimentos em especialidades como fisioterapia, terapia ocupacional, acupuntura, psicopedagogia e fisioterapia neurológica e ortopédica.

Na Praça CEU das Artes Vera Cruz a programação começou com apresentações culturais de grupos de teatro a balé formados por crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e com uma Oficina de Libras. Mais tarde houve uma palestra do técnico da Seleção Brasileira de Voley Sentado, José Guedes, e da diretora do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Vanessa Santana Dalla. Esta última sobre Inclusão da Pessoas com Deficiência e Acessibilidade. O secretário municipal de Educação, Domingos Pereira, representou o prefeito Maguito Vilela.

O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Assistência Social, José de Ribamar; do diretor de Promoção das Pessoas com Deficiência, José Fernandes; da superintendente de Proteção Básica, Regiliane Moura; e da superintendente de Proteção Especial, Leiliane Rosa dos Santos. “Falar em pessoa com deficiência é falar de indivíduos com direitos e deveres. Portanto, toda a sociedade, e isto inclui o Poder Público, deve fazer valer as suas conquistas. Não apenas respeitando mas efetivando as políticas públicas que visem garantir tanto o direito de ir e vir quanto um viver saudável” – afirma José Fernandes.