Diário Oficial Eletrônico de Aparecida realiza 100ª publicação

9 de maio de 2017

Implantação da ferramenta própria gera economia de R$ 200 mil por ano aos cofres do município.

Aparecida de Goiânia, 08 de janeiro de 2015 – O Diário Oficial Eletrônico de Aparecida realizou hoje, 08, a sua centésima publicação. O serviço foi criado há seis meses pela Lei Municipal nº 3.187 e teve sua primeira publicação no dia 1º de agosto. Tratava-se da portaria nº 016/2014, de julho/14, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estabelecendo a documentação necessária à requisição do Cartão SUS para usuários do Sistema único de Saúde em Aparecida.

Desde então, o instrumento já deu publicidade a inúmeros atos da administração municipal e também do Legislativo aparecidense, como divulgação de editais de convocação de concursos públicos realizados pelo município e licitações de obras públicas, divulgadas também pelo Portal da Licitação: http://transparencia.aparecida.go.gov.br/portallicitacao/.

Criado em parceria pelas secretarias de Comunicação; Licitação e Compras; Administração, por meio da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI); e Governo e Integração Institucional, o portal é gerenciado pela Diretoria de Marketing da Secretaria de Comunicação. Foi implantado em atendimento à grande demanda do município e em substituição ao antigo placar.

Com o Diário Oficial Eletrônico próprio, a administração municipal também reduz os custos com publicidade, já que quase todos os seus atos tinham que ser publicados no Diário Oficial do Estado, mediante pagamento. Alguns atos ainda precisam ser publicados no D.O. da União, em função da grande quantidade de obras em parceria com o Governo Federal. Mas a criação da ferramenta gerará uma economia de R$ 200 mil por ano, de acordo com o secretário de Licitação, Raul Coutinho. “O Diário Oficial de Aparecida é mais um instrumento que dará transparência aos atos da administração, que atualmente já conta com os portais da Transparência e de Licitação”, enfatizou.

DIÁRIO ELETRÔNICO – O Diário Oficial Eletrônico de Aparecida pode ser acessado pelo endereço http://doe.aparecida.go.gov.br/ ou pelo site da prefeitura, WWW.aparecida.go.gov.br, clicando no link Diário Oficial Eletrônico. O instrumento proporciona acessibilidade aos portadores de deficiência, avaliado e aprovado pela Acessibilidade Brasil, e possui certificação digital, emitida por empresa autorizada. Ou seja, todo documento publicado no canal online tem validade legal, não necessitando da publicação impressa dos mesmos.

Outra peculiaridade do Diário Oficial Eletrônico de Aparecida é o sistema de busca. Ao acessá-lo, o usuário não precisará abrir página por página para localizar o documento que necessita, como ocorre em outros diários eletrônicos. Ele pode fazer uma busca, em PDF, ou digitar uma palavra-chave no campo “pesquisar”. Em seguida as opções prováveis surgirão na tela do computador.