Diretores e Secretários de Escolas Municipais de Aparecida recebem Capacitação de frequêcia escolar

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo

Aparecida de Goiânia, 06 de fevereiro de 2015- Com o objetivo de responder ao compromisso do Ministério de Educação (MEC) no Programa Interministerial Bolsa Família, acompanhando a frequência escolar e diagnosticando as razões da baixa ou não frequência, cerca de 146 profissionais, entre diretores e secretários das Escolas Municipais de Aparecida, participaram nesta sexta-feira, 06,  de uma capacitação sobre o Programa com foco na frequência escolar das crianças e jovens beneficiadas pelo Bolsa. O evento é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Secretaria de Saúde.

“A educação é o caminho mais curto para garantir um futuro melhor para seus filhos, por isso esse Programa se torna tão importante. E nossos educadores compreenderem como trabalhar é de fundamental relevância”, salientou a Coordenadora Pedagógica, Vânia França, que no ato estava representando o secretário de Educação, Domingos Pereira.

Durante toda tarde, os profissionais da educação contaram com as palestras dos assessores do Ministério da Educação (MEC), Professores Rubenildo Moura e Luceni de Andrade para a abordagem do funcionamento do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar, as condicionalidades para receber o benefício, a importância de acompanhar cada aluno e inserir o motivo correto para infrequência, dentre outros assuntos, com o tema “O Projeto da Frequência escolar na Educação”.

“O objetivo do evento é capacitar esses técnicos que acompanham a frequência escolar do Programa Bolsa Família para que estejam operacionalizando com mais eficácia o Sistema Presença/MEC”, informou a Coordenadora do Projeto Maria Auxiliadora.

ACOMPANHAMENTO- O Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar é um sistema de acompanhamento bimestral da frequência escolar de cada integrante da família beneficiária com idade entre 6 e 17 anos. O acompanhamento da educação é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) cinco vezes por ano e a condicionalidade mais importante para que a família receba o benefício é que as crianças atinjam o índice mínimo de frequência escolar, que é de 85%, e nos casos dos jovens de 16 e 17 anos que se enquadram no Benefício Variável Jovem, o mínimo de frequência é de 75%.

Os alunos que não atingirem esses percentuais mínimos devem ter apontados pela escola o motivo da baixa frequência, com a finalidade de um acompanhamento mais efetivo por parte da Secretaria de Assistência Social.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)