Aparecida de Goiânia, 06 de fevereiro de 2015- Com o objetivo de responder ao compromisso do Ministério de Educação (MEC) no Programa Interministerial Bolsa Família, acompanhando a frequência escolar e diagnosticando as razões da baixa ou não frequência, cerca de 146 profissionais, entre diretores e secretários das Escolas Municipais de Aparecida, participaram nesta sexta-feira, 06, de uma capacitação sobre o Programa com foco na frequência escolar das crianças e jovens beneficiadas pelo Bolsa. O evento é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Secretaria de Saúde.
“A educação é o caminho mais curto para garantir um futuro melhor para seus filhos, por isso esse Programa se torna tão importante. E nossos educadores compreenderem como trabalhar é de fundamental relevância”, salientou a Coordenadora Pedagógica, Vânia França, que no ato estava representando o secretário de Educação, Domingos Pereira.
Durante toda tarde, os profissionais da educação contaram com as palestras dos assessores do Ministério da Educação (MEC), Professores Rubenildo Moura e Luceni de Andrade para a abordagem do funcionamento do Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar, as condicionalidades para receber o benefício, a importância de acompanhar cada aluno e inserir o motivo correto para infrequência, dentre outros assuntos, com o tema “O Projeto da Frequência escolar na Educação”.
“O objetivo do evento é capacitar esses técnicos que acompanham a frequência escolar do Programa Bolsa Família para que estejam operacionalizando com mais eficácia o Sistema Presença/MEC”, informou a Coordenadora do Projeto Maria Auxiliadora.
ACOMPANHAMENTO- O Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar é um sistema de acompanhamento bimestral da frequência escolar de cada integrante da família beneficiária com idade entre 6 e 17 anos. O acompanhamento da educação é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) cinco vezes por ano e a condicionalidade mais importante para que a família receba o benefício é que as crianças atinjam o índice mínimo de frequência escolar, que é de 85%, e nos casos dos jovens de 16 e 17 anos que se enquadram no Benefício Variável Jovem, o mínimo de frequência é de 75%.
Os alunos que não atingirem esses percentuais mínimos devem ter apontados pela escola o motivo da baixa frequência, com a finalidade de um acompanhamento mais efetivo por parte da Secretaria de Assistência Social.
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