Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira tem obras autorizadas

Por Rafael Freitas

Por Rafael Freitas

Foto: Brunno Moreira e Enio Medeiros

Serão investidos R$ 130 milhões na implantação do novo distrito agroindustrial. Empreendimento deve gerar 30 mil empregos diretos e indiretos e impulsionar o desenvolvimento econômico

O vice-governador Daniel Vilela, o presidente da Codego, Francisco Jr, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, assinam nesta segunda-feira, 22, ordem de serviço para obras de implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em Aparecida de Goiânia. A solenidade foi realizada no Espaço Multiuso da Prefeitura de Aparecida e contou com a presença do deputado estadual Veter Martins, do ex-prefeito Gustavo Mendanha, secretários municipais, vereadores e lideranças empresariais.

A obra será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Serão investidos R$ 130 milhões do Estado na implantação do novo distrito industrial, incluindo a transformação da área onde funcionava a Colônia do Regime Semiaberto do Complexo Prisional.

“O Dianot é um sonho para a cidade e nele serão 30 mil empregos direitos e indiretos. O governador Ronaldo Caiado entendeu a necessidade de transferir o semiaberto de local e transformar ali no Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira. Hoje estamos assinando a ordem de serviço para início das obras. Isso mostra a seriedade e o compromisso do governo de Goiás e a parceria que temos tido em potencializar o desenvolvimento de Aparecida”, afirmou o prefeito Vilmar.

Prefeito Vilmar Mariano (Foto: Brunno Moreira)

O Dianot será o segundo maior distrito agroindustrial do estado de Goiás. O distrito terá 2 milhões m² de área total, sendo 40 mil m² do semiaberto e o restante de área pertence à Codego. Serão 359 lotes com localização privilegiada, próximo à BR-153, na Região Leste de Aparecida de Goiânia. A expectativa é de que sejam criados cerca de 30 mil postos de empregos diretos e indiretos.

Representando o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Viela destacou que o Dianot dará novo salto de qualidade para o desenvolvimento econômico do município. “O estado estava em falta com Aparecida e há muitos anos que vem sendo prometido novos polos industrias para que a cidade possa receber novas empresas. O governador ao longo desses cinco anos se dedicou a recuperar as condições fiscais de Goiás e nos últimos dois nos viabilizou a implantação do Dianot onde antes funcionava o Semiaberto. A área será transformada para abrigar várias empresas e milhares de postos de trabalho”, afirmou.

Vice-governador Daniel Vilela (Foto: Enio Medeiros)

O novo distrito contará com infraestrutura completa, drenagem urbana, pavimentação asfáltica, estações de tratamento de água e de esgotamento sanitário. O Dianot vai favorecer o crescimento econômico da região a partir de 2025, quando as primeiras etapas da obra serão entregues. A previsão para conclusão total é para o ano de 2026.

“Serão quatro módulos de obras que vão fazer nascer o distrito, como a parte de pavimentação, urbanização, a parte de estação de tratamento de esgoto e água. A medida que o processo de obras for amadurecendo, logo sairá o processo seletivo de áreas do Dianot para que seja efetivamente ocupado pelas empresas que demonstrem vocação de investimento e empregabilidade. É uma obra que vai transformar vida das pessoas”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales.

Presidente da Codego, Francisco Jr (Foto: Brunno Moreira)

O presidente da Codego, Francisco Jr, afirmou que o órgão está realizando processo para escolha das empresas que tenham interesse em se instalar no Dianot. “Um dos grandes problemas é quando a empresa é selecionada, a área é entregue para ela, passa dez anos e nada acontece. Para evitar esse tipo de situação, nós estamos fazendo uma seleção para dar ampla segurança jurídica para as empresas e para o estado e logo depois a venda das áreas. Eu acredito que até o final do ano nós teremos as empresas selecionadas e organizadas para início de 2025 as empresas iniciarem as obras na primeira etapa.

O Município garantiu a isenção tributária das áreas do Dianot até que elas sejam transferidas para as empresas. O PL 3.732/2023, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Vilmar Mariano, concede isenção do Imposto Territorial Urbano (ITU) e Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) à Codego para implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira.