Drive do Centro de Especialidades volta a vacinar contra Covid-19

Por Allan David

26 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

Com a chegada de novas doses, posto de vacinação sem agendamento retomou atividades nesta quinta, 26; unidade registra intenso movimento na manhã de hoje

Foi ampla a procura pela primeira dose da vacina contra Covid-19 na manhã desta quinta-feira (26) no drive-thru do Centro de Especialidades, que retomou hoje a aplicação do imunizante, após a chegada de novas doses.

A fila de carros à espera da abertura do expediente começou ainda na madrugada. E quem puxou a fila foi a atendente de supermercado Dalila Sousa, de 20 anos. Moradora do setor Village Garavelo, ela não escondeu a emoção por ser a primeira do dia a receber a vacina.

“Eu estava doida para chegar esse grande dia, e até que enfim chegou. A expectativa agora é de tomar a segunda dose e voltar à normalidade”, resumiu Dalila.

A estudante Tatiele da Silva, 21, também se adiantou para garantir a vacina. O relógio marcava 3 da manhã quando Tatiele chegou ao drive do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança. “Fiquei esperando, e foi bem tranquilo. Não vejo a hora de voltar à vida normal”, disse ela.

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura de Aparecida imuniza os moradores maiores de 18 anos. Jovens como a estudante Cássia Ellen Lima Santos, do Jardim Buriti Sereno. Ela acabou de alcançar a maioridade. “Estou muito feliz de poder estar recebendo essa vacina”, declarou Cássia visivelmente emocionada.

Aos 20 anos, Dalila Sousa agora espera o reencontro com a vacina: “Voltar para a segunda dose” – Foto: Enio Medeiros

Enfermeira e técnica em enfermagem, Núbia Silva de Araújo integra o time de vacinadores do Centro de Especialidades. Ela afirma que tem sido intenso o movimento de moradores no drive-thru à procura do imunizante contra Covid-19.

“O pessoal está bem receptivo, animado; [a população] vêm com uma expectativa muito boa. A procura está sendo muito grande”, comenta Núbia de Araújo.

A vacinadora está consciente do quão determinante é o trabalho dela e de seus pares para o sucesso da campanha de imunização. “A gente faz um trabalho essencial, dando o suor mesmo para conseguir manter toda essa vacinação”, expressa a enfermeira.

8 postos aplicando a 1ª dose

Com a chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde, a Prefeitura de Aparecida voltou a oferecer a 1ª dose em oitos postos de vacinação espalhados em diferentes regiões da cidade.

Nos drives do Centro de Especialidades e da Cidade Administrativa Maguito Vilela, o atendimento é por livre demanda, sem necessidade de agendamento, das 8h às 18h. Já nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Veiga Jardim, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Jardim Florença o atendimento é feito das 8h às 16h, mediante agendamento.

A Central de Imunização atende também por agendamento, das 8h às 18h. O agendamento é feito no aplicativo Saúde Aparecida ou no site aparecida.go.gov.br. As vagas ficam disponíveis no aplicativo e no site sempre por volta das 17h.

Documentos solicitados

A aplicação da vacina (1ª e 2ª dose) ocorre mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço que seja do município.

Tatiele da Silva, 21, reuniu os documentos um dia antes para garantir a vacina – Foto: Enio Medeiros

Segunda dose

Os postos de aplicação da 2ª dose seguem normalmente. No drive do Aparecida Shopping, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, é aplicado o reforço de todas as vacinas. As cinco UBS’s e a Central de Imunização também aplicam a 2ª dose. O funcionamento nessas unidades é de segunda a sábado, das 8h às 16h.

Não precisa agendar para receber a 2ª dose. Basta conferir a data no cartão de vacinação e procurar os postos para tomar a dose de reforço. No caso da Coronavac, a 2ª dose é aplicada no drive do Aparecida Shopping e na Central de Imunização. As demais estão presentes nos sete postos.

Mutirão de vacinação

Com a reorganização feita pelo governo do Estado na distribuição de doses aos municípios, somente às quartas fica suspensa a ação denominada Super Quarta.

A partir de agora, a Secretaria de Saúde de Aparecida realizará o Mutirão de Vacinação, que será às sextas e sábados, em mais de 20 UBS´s, enquanto houver estoque de doses. No Mutirão de Vacinação, o município disponibilizará mais de 4 mil doses para agendamento em 21 postos de vacinação. Nesses dois dias (sexta e sábado), os drives continuam funcionando normalmente por livre demanda.

“Já nesta sexta [27] e sábado [28] teremos a segunda edição do Mutirão de Vacinação”, comunica a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.