Educação de Aparecida lança projeto em memória às vítimas do Holocausto

Por Rafael Freitas

13 de setembro de 2023

Por Rafael Freitas

13 de setembro de 2023

Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou a segunda edição do projeto “Conscientização cívica, cultural e política sobre o Holocausto: conhecer para transformar” na tarde desta quarta-feira, 13, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

O projeto desenvolvido por meio da Lei Municipal nº 3.499/2019, incluiu o Dia Municipal de Conscientização Cívica, Cultural e Política, no calendário oficial do município, e tem o objetivo de promover reflexão sobre o fato histórico mundial. Comemorado no dia 27 de janeiro, a data coincide com o dia de memória ao Holocausto, movimento que, durante a Segunda Guerra, dizimou milhares de pessoas, como judeus e ciganos.

“Esse projeto é muito importante, pois vamos trazer o conhecimento da história, cultura e ensinar valores as nossas crianças, mostrando a realidade, para que os nossos alunos compreendam a dimensão do que foi o holocausto dentro da história mundial. Os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o assunto e, claro, construir ideias sobre valores sociais e assim contribuir para a cidadania”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do projeto, a advogada e membro da comunidade judaica em Aparecida de Goiânia, Sharon Soltak Chiarelli, o projeto é desenvolvido com turmas do Ensino Fundamental II. “As ações pedagógicas incluem ciclos de palestras, apresentação de audiovisuais, confecção de trabalhos e Mostra Pedagógica que acontecerá no final do ano”, afirmou.

Segundo ela, o objetivo é promover a consciência da população e, principalmente, dos estudantes. “Precisamos sempre contar os fatos históricos para que eles não sejam esquecidos e corramos o risco de vivê-los novamente”, pontuou.

Presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, o vereador Marcos Miranda (Republicanos) destacou a importância do projeto. “Ensinar sobre o holocausto nas escolas é parte da história do mundo. É fundamental que as crianças saibam o marco desse fato histórico. E que a partir disso possam construir ideias sobre valores sociais e culturais. Educando as crianças vamos evitar que coisas barbaridades como o holocausto aconteçam”.