Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Eixos viários melhoram mobilidade e abrem caminhos para o desenvolvimento de Aparecida

Obras realizadas pela prefeitura interligam regiões distintas da cidade, oferecendo novas opções de acesso para milhares de condutores. Eixos viários…

Por SECOM
21 de março de 2020

FacebookXWhatsAppTelegram

Eixos viários melhoram mobilidade e abrem caminhos para o desenvolvimento de AparecidaFoto: Wigor Vieira

Obras realizadas pela prefeitura interligam regiões distintas da cidade, oferecendo novas opções de acesso para milhares de condutores. Eixos viários também facilitam escoamento da produção industrial da cidade

A mobilidade urbana em Aparecida está cada vez melhor. Graças ao esforço da administração municipal, a cidade recebeu nos últimos anos vultosos investimentos para construção de modernos eixos viários que interligam diferentes regiões do município, melhorando o tráfego de veículos, o escoamento da produção dos polos industriais e o dia a dia da população beneficiada com as obras.

Na prática, a construção dos eixos estruturantes encurta distâncias entre regiões distintas da cidade que antes não possuíam nenhum canal direto de interligação. Assim, Aparecida passa a contar com alternativas que facilitam o ir e vir de milhares de pessoas que precisam se descolar entre pontos extremos.

Eixos estruturantes interligam diferentes regiões de Aparecida (Foto: Wigor Vieira)

As intervenções que transformam a mobilidade urbana em Aparecida começaram na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela, que construiu eixos estruturantes nas regiões Norte e Sul. Agora, na administração de Gustavo Mendanha a cidade continua investindo em obras de mobilidade, contemplando outras regiões de Aparecida com projetos inovadores que irão entregar à população novas e eficientes opções para a logística local.

Novas obras

Em breve, outras obras d serão iniciadas na cidade com objetivo de melhorar a trafegabilidade. O processo licitatório para construção de novos eixos viários já foi iniciado e a expectativa da Prefeitura de Aparecida é de que as obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. Nesta nova etapa, serão implantados outros cinco eixos estruturantes na Região Oeste.

O primeiro projeto será construído para ligar o Jardim Maratana ao Jardim Helvécia, passando pelo Setor Alto Paraíso, Jardim Himalaia, Setor Aeroporto Sul, Goiânia Park Sul, Buriti Sereno e Bairro Cardoso. Neste caso, o eixo terá cerca de 9 km de extensão.

Outros quatro eixos viários serão construídos para melhor a mobilidade na cidade, beneficiando dezenas de bairros. O segundo eixo deste projeto vai interligar o Buriti Sereno ao Setor Morada dos Pássaros. O terceiro será opção de acesso entre o Setor Serra das Brisas e Colonial Sul. O quarto vai conectar o Parque das Nações ao Bairro Cardoso.

Na Região Leste, será construído o Eixo Norte-Sul 5 (ENS-5). Essa obra vai permitir ligação direta da Avenida Santana com o campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), passando pela região onde será construído o Aeroporto Executivo de Aparecida.

Para executar obras complexas e com orçamento elevado, a Prefeitura de Aparecida conta com parcerias como, por exemplo, com Corporação Andina de Fomento (CAF) que aprovou financiamento de aproximadamente R$ 135 milhões para conclusão das obras do Programa de Restruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio. Nesta etapa do projeto, serão construídos cinco eixos viários nas regiões Leste e Oeste de Aparecida.

Além de interligar regiões que antes não possuíam conexões diretas, os eixos viários também contribuem com o desenvolvimento da cidade, fortalecendo o crescimento de industrias e comércios nas regiões beneficiadas com as obras de mobilidade.

Eixos concluídos

A melhora na mobilidade urbana em Aparecida já é perceptível com a implantação dos Eixos Estruturante Norte-Sul 01, 03 e 04. Agora, a Prefeitura de Aparecida está iniciando a licitação para construção de outros cinco eixos nas regiões Leste e Oeste que irão finalizar o projeto de Restruturação Viária da Bacia do Ribeirão Santo Antônio.

O Eixo Norte-Sul 01 (ENS-01), por exemplo, liga a Região Leste ao Centro. Este complexo viário, que também liga Aparecida ao limite com a Capital, possui 13,5 km de extensão com pista dupla, ciclovia, ciclofaixa, sete bueiros celulares e uma ponte. Além de integrar as duas regiões, o ENS01 também desafoga o tráfego de veículos em parte do perímetro urbano da BR-153 e favorece o escoamento da produção de dezenas de empresas instaladas nos polos industrial da região.

Eixos viários de Aparecida de Goiânia ligam regiões distintas da cidade
Eixo Norte-Sul 01 interliga região Leste ao Centro de Aparecida (Foto: Wigor Vieira)

Outro importante complexo viário que melhorou a mobilidade urbana de Aparecida foi o Eixo Norte Sul-03 (ENS-03). Esta obra permite ligação rápida do Centro da cidade com a Região Sul de Goiânia, passando pelo Polo Empresarial Goiás, Vila Maria, Vila Alzira até a Avenida São Paulo. A implantação deste complexo viário beneficiou milhares de pessoas que diariamente trafegam entre as duas cidades e o robusto cenário industrial de Aparecida.

O Eixo Norte-Sul 4 (ENS-4) é mais um exemplo de eficiência logística dos complexos viários construídos na cidade. Com a obra o tráfego entre a região do Parque América, na Vila Alzira, e o Anel Viário/BR-060 ficou mais rápido e seguro. Com pista dupla e ciclovia, o ENS-4 também se tornou opção para prática de esportes como corrida e caminhada para moradores da região.

Eixos viários de Aparecida melhoram mobilidade da cidade
Eixo Norte-Sul , que liga região região da Vila Alzira ao Anel Viário/BR, conta com pista duplicada, ciclovia e pista de caminhada (Foto: Wigor Vieira)

Outra obra que trouxe melhorias significativas para a mobilidade em Aparecida foi a elipse no Anel Viário/BR-060 na região dos setores Cidade Vera Cruz e Morada dos Pássaros. A intervenção organizou o tráfego de veículos pequenos, caminhões e ônibus do transporte coletivo. Com a implantação da elipse, foram duplicadas as avenidas V-6 e H-161, beneficiando moradores do Setor Mansões Paraíso, American Park e Itapuã e Bairro Hilda.

Leia também:

Prefeitura entrega viaduto da Avenida São Paulo

Coronavírus: confira o que abre e fecha em Aparecida nos próximos 30 dias

Navegue entre as notícias