Eleição para conselheiros tutelares será realizada em 1º de outubro

Por Rafael Freitas

15 de setembro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

População é chamada a comparecer nos locais de votação para escolha dos conselheiros tutelares que vão atuar em cinco regionais do município

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aparecida de Goiânia realiza no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, o processo eleitoral para a escolha dos conselheiros tutelares para as quatro unidades regionais do Conselho Tutelar, que abrangem os bairros das regiões do Centro de Aparecida, Garavelo, Vila Brasília e Maranata.

A votação será realizada por meio de urnas eletrônicas. O mandato para os eleitos será de quatro anos e estará em vigência de janeiro de 2024 a janeiro de 2028.

“É importante que a população compareça aos locais de votação em sua região e exerçam a sua cidadania, na escolha daqueles que serão defensores dos diretos da criança e do adolescente em Aparecida”, afirmou Deurimar Barbosa, que é presidente da Comissão Especial Organizadora Eleitoral.

O processo democrático para a escolha dos novos conselheiros é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, apoio da Prefeitura de Aparecida, parceria da Justiça Eleitoral e fiscalização do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

A lista dos bairros atendidos pelas regionais do Conselho Tutelar e local de votação está disponível no site: https://cmdca.aparecida.go.gov.br/2023/08/23/locais-de-votacao-e-escolas-agregadas-eleicoes-conselho-tutelar-2023/

Voluntariado

Estão abertas inscrições para mesário voluntário. O cadastro segue até 20 de setembro e pode ser realizado pelo site https://cmdca.aparecida.go.gov.br/. Estudantes cadastrados que trabalharem nas eleições para conselheiros tutelares 2023, como mesários voluntários, receberão certificado de 25hs.

LOCAIS DE VOTAÇÃO:

Colégio Estadual João Barbosa Reis
Escola Municipal Prof. Wilsonina de Fátima

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar atua na garantia dos direitos da criança e do adolescente, na condução de políticas públicas para o enfrentamento a vulnerabilidade social, a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, na redução das desigualdades e no combate a problemas como violência, exclusão, drogas, etc.

Além disso, atua para assegurar, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.