Em Aparecida, Dia D da Campanha de Luta contra a Aids realiza 156 testes rápidos pela manhã

9 de maio de 2017

Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 01 de dezembro de 2016 – A Campanha de Luta contra a Aids em Aparecida de Goiânia, realizou 156 testes rápidos, sendo 52 de HIV, 52 de sífilis e o mesmo número para hepatice C, na manhã desta quinta-feira (01). O dia D da Campanha, 1° de dezembro, começou às 9 horas, na Praça da Matriz, região Central do município e se estenderá até às 17 horas. Os testes estão sendo realizados pela equipe do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Pela manhã, registramos um teste positivo para HIV. Quando há casos positivos já iniciamos a parte de orientação e aconselhamento, já que a sífilis e hepatite C têm cura. O HIV não tem, mas com o tratamento a pessoa vive bem e com qualidade de vida. A previsão é que à tarde realizemos mais uma média de 150 testes. Já que cada pessoa que vem faz os três testes, de HIV, sífilis e Hepatite C”, disse a coordenadora do Programa, Ana Paula Vieira. Os testes são feitos pelo micro-ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAI).

Segundo a coordenadora, é importante que as pessoas façam o teste regularmente. “A campanha é um período de maior conscientização e mobilização, mas o ano todo, os testes estão disponíveis em muitas unidades do município. Por isso, as pessoas devem realizar o teste periodicamente, já que são doenças, muitas vezes, silenciosas e a pessoa pode não saber que possui. Com o teste a pessoa evita a transmissão, além do diagnóstico precoce, que é melhor para o tratamento”, alertou Ana Paula.

Com a realização do teste, as pessoas pegam o resultado na hora. Qualquer pessoa que já tenha iniciado a vida sexual pode realizar o exame. Não é obrigatório levar documento de identificação, entretanto, sem o documento, o paciente fica sabendo do resultado somente verbalmente. “Mais do que realizar o teste, é preciso conscientizar sobre a prevenção, ou seja, usar preservativos nas relações sexuais, usar utensílios de uso apenas pessoal e, descartáveis, como alicates, agulhas, piercings e outros”, orientou Ana Paula Vieira. Ao todo, 15 unidades possuem os testes disponíveis (ver lista abaixo), sendo 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“O teste é realizado principalmente nas unidades de Estratégia de Saúde de Família, que possuem um vínculo mais próximo com a comunidade e trabalham com prevenção e educação em saúde”, contou a coordenadora do Programa DST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais. Os testes estão disponíveis nas seguintes unidades: UBS Bandeirantes, UBS Jardim dos Ipês, UBS Independência Mansões, UBS Santa Luzia, UBS Andrade Reis, UBS Pontal Sul I e II, UBS Residencial Anhambi, UBS Retiro do Bosque, UBS Mansões Paraíso, UBS Cândido de Queiroz, além da Unidade Pronto Atendimento do setor Brasicon, Cais Nova Era, Maternidade Marlene Teixeira e Centro Clínico Municipal.