Em Brasília, Gustavo Mendanha participa de lançamento da versão digital de documento veicular obrigatório

Por Klau Bueno

27 de agosto de 2018

Por Klau Bueno

27 de agosto de 2018

Foto: Yasmim Gebrim

Prefeito de Aparecida de Goiânia atendeu a convite do ministro das Cidades, Alexandre Baldy

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participou na manhã desta segunda-feira, 27, ao lado do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, da apresentação da versão digital do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe), que traz todas as informações do documento impresso. Gustavo Mendanha representou todos os prefeitos do Brasil. A nova tecnologia vai facilitar a vida das pessoas conectadas com as redes a partir da instalação do aplicativo no Smartphone, substituindo assim o documento de papel em uma abordagem policial.

De acordo com o Ministério, o serviço começa a ser oferecido primeiro a proprietários de veículos do Distrito federal, mas a meta é que essa modalidade esteja disponível nos Detrans de todo o país até o final do ano. A versão digital do CRLV será disponibilizada no mesmo aplicativo da CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica), software que o Estado de Goiás foi o primeiro a disponibilizar. Na ocasião o prefeito Gustavo Mendanha falou da comodidade que o documento digital dá aos donos de veículos.

“Às vezes as pessoas esquecem os documentos em casa, mas o celular ninguém esquece, por isso tenho certeza que vai facilitar ainda mais a vida de todos, principalmente nesse momento em que nós vivenciamos cada dia mais as tecnologias”. O prefeito também lembrou que investir em tecnologia tem sido uma preocupação da Prefeitura de Aparecida. “Estamos nos preparando para investir pesado na área tecnológica, tornando Aparecida primeiro uma cidade digital e em um futuro muito breve, em uma cidade inteligente”, destacou.

Para o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o documento digital representa um avanço na desburocratização do dia-a-dia do cidadão. “Estamos apresentando mais uma solução inovadora, já que em diversos países do mundo a CNH digital representa uma inovação, onde em outros lugares isso não era nem imaginado. Estamos dando um passo além com o CRLVe. Estamos em busca de que todos os usuários tenham conhecimento dessa nova plataforma, passando a ter seus documentos no meio digital. Parabenizo o Serpro e o Denatran, que trabalharam incansavelmente para facilitar a vida dos brasileiros. Hoje, damos mais um passo de exemplo para o mundo todo”, afirmou Baldy.

O evento também contou com as presenças da diretora-presidente Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Glória Guimarães, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves e secretário de Projetos e Captação de Recurso de Aparecida, Olavo Noleto.

Infraestrutura

O prefeito Gustavo Mendanha aproveitou o encontro com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para solicitar recursos extraorçamentários para a construção de alças na BR-153, que consiste em dois elevados de duas pistas sobre a rodovia ligando o Centro de Aparecida à Avenida Santana no Setor Retiro do Bosque. O ministro sinalizou positivamente e solicitou que a Prefeitura elabore um relatório explicando a importância da obra para a mobilidade do município.

Gustavo Mendanha também solicitou ao ministro recursos para pavimentar os 30% de bairros de Aparecida que ainda não possuem o benefício. Asfaltar os setores que já receberam água tratada e estejam habitados até o fim da gestão é um compromisso de campanha do prefeito. Neste caso, o goiano Alexandre Baldy pediu que a gestão protocole o projeto após o período eleitoral.