Em coletiva secretário garante que bueiro e asfalto serão recuperados em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 03 de novembro de 2015 – O secretário de Infraestrutura de Aparecida, Mário Vilela, concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (03), na sede da Seinfra. Em pauta, a recuperação do bueiro da Rua 25 no setor Cândido de Queiroz e o asfalto da Rua 6E no setor Garavelo, próximo ao Parque Tamanduá. Devido às fortes chuvas que ocorreram no último sábado (31) parte da estrutura do bueiro da Rua 25 e do asfalto da 6E cederam, mas segundo o secretário os dois pontos serão recuperados nos próximos 30 dias.

Durante a coletiva o secretário esclareceu que o bueiro da Rua 25, diferente do que foi divulgado anteriormente pela imprensa, ainda estava em obras. O problema no Cândido de Queiroz é que parte da estrutura do bueiro que realizava o escoamento de água entupiu por conta do acúmulo de lixo urbano jogado nas ruas e em lotes baldios. Com o entupimento, a estrutura cedeu. Como a obra ainda não estava pronta, um extravasor de água seria implantado nos próximos dias para que o bueiro comportasse toda a vazão de água no local.

“Infelizmente não prevíamos o entupimento de parte da estrutura do bueiro. A Prefeitura sempre pede a colaboração dos moradores para que não joguem lixo nas ruas ou em lotes baldios. Mas vamos recuperar o bueiro nos próximos dias e também será implantado um extravasor, como havíamos planejado anteriormente, que vai comportar a vazão. A obra ficará semelhante ao que a Seinfra fez no Jardim Tiradentes, depois que implantamos um extravasor, não tivemos mais problemas”, garantiu o secretário.

O acúmulo de lixo é uma dificuldade antiga enfrentada pelo poder público em Aparecida. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano explica que várias equipes realizam a limpeza urbana nos bairros regularmente. O problema é que muitos moradores ainda fazem o descarte de entulho e lixo nas ruas ou em terrenos baldios.

Em relação ao asfalto da Rua 6E no setor Garavelo, Mário Vilela explicou que o local foi pavimentado no ano passado. Entretanto, alguns moradores ainda estavam fazendo suas calçadas, e por conta da intensidade da chuva, a água entrou por baixo do asfalto. “A base da pavimentação não foi comprometida nem danificada, isso significa que a recuperação do asfalto é simples e também será feita nos próximos dias”, salientou o secretário.

Questionado sobre a qualidade do asfalto, o titular da pasta esclareceu que a espessura é de 3 a 5 centímetros, ou seja, está dentro das especificações de pavimentação. Além disso, o asfalto foi feito de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), que segundo Mário Vilela, que também é engenheiro, é o melhor material para se fazer pavimentação.

Outro ponto importante destacado por Mário Vilela é que as bocas de lobo e galerias de água pluvial da Avenida Igualdade, no setor Garavelo, foram limpas recentemente. “A Prefeitura tem feito o trabalho de prevenção antes das chuvas, mas infelizmente a galeria da Avenida Igualdade é muito antiga e foi subdimensionada. Isso significa que não suporta a vazão de água atual, por isso a água desce com muita velocidade e muita força para as ruas como a 6E e outras”, pontuou.

Parque Tamanduá – A obra de pavimentação da Rua 6E e outras nas proximidades do córrego Tamanduá fazem parte do projeto de recuperação do Parque Tamanduá. Os recursos para reestruturação do local são de R$ 18 milhões oriundos do Ministério da Integração Nacional, liberados por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil em dezembro de 2013.

As obras resolverão de forma definitiva o histórico problema de macrodrenagem, que tem provocado erosões em seis pontos diferentes ao longo da Bacia do Rio Tamanduá, no Setor Garavelo. “Deste recurso total já fizemos a parte emergencial do Parque no valor de nove milhões, que foi a recuperação da erosão da Rua 28E. As obras estão seguindo no local à medida que o governo federal for repassando à Prefeitura”, ressaltou o secretário.