Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Prefeito e primeira-dama defenderam uma ampla difusão do trabalho dos artistas de Aparecida: “uma cultura riquíssima”
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e a primeira-dama Lana Bezerra visitaram nesta segunda (15), no setor Cidade Livre, o ateliê do artista plástico Josimar Barbosa. Ele é considerado um dos pintores mais expoentes de Aparecida.
A visita buscou reconhecer o talento de Josimar e fomentar o trabalho dos artistas de Aparecida, que participaram recentemente das duas edições da Expoart Aparecida, uma exposição cultural idealizada pelo próprio prefeito Vilela e por Lana Bezerra.
“Aparecida é muito rica em cultura. Esses artistas, cada um com sua habilidade, formam essa cultura riquíssima, que precisa ser difundida e divulgada”, comentou Vilela. Ele e Lana conheceram os quadros mais recentes criados por Josimar, que usa a técnica de pintura com óleo sobre tela.
A primeira-dama se impressionou com a semelhança da réplica do quadro Pietá, de Michelangelo, reproduzida por Josimar. “Uma obra-prima da obra-prima”, avaliou Lana. Ao lado de Vilela, ela contemplou quadros e estátuas criadas também pelo artista Jeová Barbosa, irmão de Josimar. “A arte precisa ser difundida para chegar a todas as pessoas e os artistas de Aparecida terão esse apoio da gestão Vilela”, comentou ainda a primeira-dama.
Perfil do artista
Natural de Goiânia, Josimar Barbosa tem 57 anos. Ele iniciou nas artes ainda criança, aos sete anos, e desde então vem aperfeiçoando seu talento. Josimar tem uma carreira já de 50 anos. Ele se inspira na escola do realismo, tendo como referência artistas como Rembrandt e Leonardo da Vinci.
“Desde pequeno, ainda criança, eu percebi que tinha esse olhar diferente para as coisas, para o mundo”, conta Josimar. Seus quadros decoram espaços particulares e públicos no Brasil e no mundo, como a Embaixada de Israel em Brasília. As obras de Josimar já foram exportadas para países como França, Portugal e Israel.
Apreciadores das artes e entusiastas da cultura, o prefeito Vilela e a primeira-dama Lana Bezerra também visitaram nos últimos meses os ateliês dos artistas plásticos Valmir Neves e Elismar Santos, num gesto de incentivo aos fazedores de cultura em Aparecida.