Empresários de Aparecida agora poderão formalizar seu negócio via REDESIM

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 26 de Outubro de 2015 – Empresários de Aparecida agora poderão formalizar seu negócio via REDESIM. Para isso será lançada nesta segunda-feira (26) a 3° etapa da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). O Prefeito Maguito Vilela e o Presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) Rafael Lousa anunciam a nova etapa às 18 horas na Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag).

Nesta fase, a Prefeitura implantará a formalização de empresas via REDESIM no município, ou seja, ao promover seu registro na Juceg, o contribuinte também obterá sua Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento Provisório, para os cadastros cujas atividades sejam consideradas como baixo risco. Tudo por meio do portal da REDESIM.

Aparecida de Goiânia mais uma vez é pioneira ao implantar o sistema de formalização de Empresas disponível pela Juceg. A cidade também foi a primeira na implantação da REDESIM no município, lançada em maio de 2014. Nesse sentido, a Prefeitura se antecipou no sentido de desburocratizar o processo de instalação de empresas, dando condições para que mais investidores continuem optando pelo município com a criação do Cadastro Único para Abertura de Empresas.

“É uma forma de simplificar a vida do empreendedor, diminuindo burocracias para aberturas e baixas de empresas”, explica o Secretário Municipal da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues. A consulta de viabilidade na plataforma online é um formulário eletrônico responsável por coletar as informações do empreendedor referentes ao empreendimento. São coletados: dados do endereço, atividade econômica e nome. Dessa forma, o empreendedor verifica a possibilidade de exercício da atividade no endereço informado e a utilização do nome.

O que é a REDESIM?

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) – criada pela Lei nº 11.598/2007 – faz parte de um programa nacional e é composta por órgãos federais, estaduais e municipais que estejam direta e indiretamente ligados aos registros de empresas.

Entre os objetivos da REDESIM estão a redução dos custos sociais e econômicos da informalidade; o aumento da produção e competitividade entre as micro e pequenas empresas; e a adequação da Lei Municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial. Permite que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma mais ágil, com segurança, comodidade e sem burocracia, já que os órgãos envolvidos nas operações de registro e legalização, como a Receita Federal, secretarias estaduais e municipais, entre outros, são integrados na internet.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Lançamento da 3° etapa da REDESIM

Data: 26 de outubro de 2015, segunda-feira

Local: Avenida das Nações, Associação Comercial Industrial de Aparecida (Aciag) – Centro.