Encenações da Via Sacra marcam a Sexta-Feira Santa em Aparecida de Goiânia

Por Daniela Ribeiro

31 de março de 2018

Foto: Wigor Vieira

Prefeito Gustavo Mendanha acompanhou as apresentações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo das Paróquias Nossa Senhora Aparecida na Praça Matriz e São João Batista no setor Colina Azul, e do Grupo Repensar no Jardim Riviera

Milhares de pessoas acompanharam as encenações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo realizadas em Aparecida de Goiânia nesta sexta-feira, 30. As apresentações da Via Sacra, que significa o Caminho da Cruz, que consiste na representação dos últimos passos de Jesus Cristo na Terra, ocorreram em igrejas e espaços públicos e emocionou a todos que assistiram e também participaram dos espetáculos, principalmente nos momentos do batismo, a entrada em Jerusalém, a crucificação e ressurreição de Cristo.

A encenação na Praça da Matriz no Centro foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida em parceria com a Superintendência de Turismo de Aparecida. Centenas de fieis assistiram encantados às 14 estações da Via Sacra. Entre elas estava Ana Lúcia de Oliveira. “A Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo é o momento de renovação e fortalecimento da fé cristã e a cada ano que passa a gente percebe que as apresentações estão melhores e mais emocionantes”, comentou.

O Pároco João Luiz da Silva ressaltou que a encenação deste ano traçou um perfil da Paixão de Cristo e da Paixão do povo mostrando o sofrimento de Jesus dentro da vivência da população. “Este momento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo é o núcleo central da nossa fé, pois é onde cremos e que se dá o mistério redentor, sendo a sustenção da Igreja”, afirmou o padre que convidou a todos os cristãos para participarem da Vigília Pascal que será realizada na noite deste sábado, 31.

Para o prefeito Gustavo Mendanha, que prestigiou três apresentações nesta sexta, a Paixão de Cristo é um momento para a promoção, reflexão e fortalecimento da fé dos cristãos. “A maioria da população aparecidense é cristã e esse é um momento único onde todos se juntam para celebrar esta fé. E independente de ser católico ou evangélico, todos temos que fazer uma reflexão de nossos atos no dia-a-dia. Desejo a todos uma Feliz Páscoa e que tenhamos mais paz neste mundo tão complicado”, destacou ao assistir a encenação na Praça Matriz.

Via Sacra é realizada há 33 anos

Gustavo Mendanha também acompanhou parte da encenação do Grupo Teatral Repensar, realizada no final da tarde desta sexta-feira, 30, no campo de futebol do Jardim Riviera. Mais de 80 atores, entre crianças, jovens e adultos de comunidades católicas da região e da Pastoral da Juventude do Meio Popular, interpretaram a Via Sacra desde o momento em que Jesus deixa a casa de Maria em sua peregrinação até o momento de sua e ressurreição no terceiro dia.

“Este é um espetáculo de fé que neste ano é realizado a partir da ótica do empobrecido, do meio popular e da religiosidade enraigada na realidade do povo, a partir dos princípios de Jesus. E levamos o olhar caridoso de Jesus Cristo para as pessoas, um olhar que não distingue raça, cor ou credo. E aqui hoje estamos ajudando a levar a mensagem de amor a todos com o objetivo de transformar a vida de todos”, pontuou Charles Richard Rodrigues, um dos diretores do Grupo Teatral Repensar.

A moradora do Pontal Sul, Flaviane da Silva Souza disse ser espectadora assídua das encenações. “Eu venho todos os anos, pois aqui a gente consegue se conectar e a apresentação nos emociona a um ponto que chegamos até a sentir como se estívessemos realmente naquela época”. Para o ator Ronaldinho Souza Ribeiro, que faz o papel de capitão da guarda que persegue Jesus disse que poder fazer parte da apresentação revigora sua fé. “É muito emocionante fazer uma pessoa que se arrepende de seus atos”, sublinhou ele.

Colina Azul – O Prefeito Gustavo Mendanha acompanhou ainda a procissão de fieis da Paróquia São João Batista no setor Colina Azul. Os fieis encenaram, percorrendo as ruas do bairro próximas à igreja, as 14 estações da Via Sacra, onde paravam para descrever o momento e fazer as oraçães do Pai Nosso e Ave Maria, além de cantarem músicas religiosas. A procissão reuniu mais de mil fieis que seguiam o padre Victor Simão. “Participar deste momento é restaurador”, disse o fiel João Antônio.

Confira a programação deste sábado e domingo

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Praça Matriz

Sábado (31) 19h – Vigília Pascal