Enfermeiros das UBSs participam de oficina de aleitamento materno e alimentação complementar

9 de maio de 2017

Foto: Ana Clara Dias - SMS

Aparecida de Goiânia, 29 de abril de 2016 – Trinta e cinco enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e dois da Maternidade Marlene Teixeira participaram na manhã desta sexta-feira (29) de oficina de aleitamento materno e alimentação complementar para crianças menores de dois anos. A oficina está sendo realizada durante o dia todo na Escola de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que fica na Vila Brasília.

O objetivo é formar profissionais referencia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com a formação, os enfermeiros vão poder multiplicar nas unidades e na comunidade as práticas, técnicas e teorias aprendidas. A ação é organizada pela coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional das secretarias Municipal e Estadual de Saúde (SMS e SES).

A oficina teve início na quarta-feira (27) e se estende até à tarde desta sexta (29). Na parte da tarde de hoje, os profissionais vão às unidades do Jardim Florença, Veiga Jardim, Boa Esperança e Independência Mansões praticar o resumo da oficina com os demais profissionais das UBS. Após a multiplicação das práticas de aleitamento materno e alimentação complementar em todas as unidades de ESF, Aparecida será o primeiro município goiano a ter certificação do Ministério da Saúde, que participa da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

Segundo a nutricionista da SMS, Bruna Aniele Cota, Aparecida sairá na frente mais uma vez e esse será um diferencial para o município no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq). “Cada vez mais cedo as mães estão introduzindo industrializados na alimentação das crianças menores de dois anos, incentivando uma má alimentação e contribuindo para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade, falta de vitaminas essenciais e outros. Por isso é importante orientar as famílias sobre alimentação exclusiva até os seis meses e uma alimentação saudável posteriormente”, destacou.

Para a coordenadora de Vigilância Alimentar e Nutricional da SMS, Amanda Faria, os enfermeiros serão profissionais facilitadores e apoiadores do Programa Amamenta e Alimenta Brasil nas unidades de atenção básica do município. “Os profissionais das UBSs estão diretamente ligados à população e conhecem a realidade do bairro e das pessoas onde trabalham, com isso a gente consegue atingir nosso público e por meio de pequenas ações cotidianas podemos mudar o padrão do nosso país, que ocupa posições de destaque nos rankings de doenças crônicas e obesidade”, explica a coordenadora.

Os profissionais que participam da oficina receberam material didático do Ministério da Saúde, com manual de implementação do Programa Amamenta e Alimenta Brasil, além de todo suporte necessário para aplicar os objetivos do programa nas unidades. Saiba mais sobre o programa no portal eletrônico do ministério pelo link http://dab.saude.gov.br/portaldab/amamenta.php.