Entregue 20° Unidade Básica de Saúde em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Epitáfio Isaac

Aparecida de Goiânia, 25 de novembro de 2016 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e a secretária de Saúde, Vânia Cristina Rodrigues, entregaram na noite de ontem (24), a 20ª Unidade Básica de Saúde (UBS), construída pela atual gestão. Dessa vez, o Setor Expansul foi o contemplado. A solenidade de inauguração foi realizada às 18h30, na própria unidade, que fica na Avenida Coronel Eduardo Augusto de Barros, área E, Setor Expansul, ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amélia Alves de Oliveira.

A UBS do Setor Expansul tem capacidade para atender com até três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). As unidades da atenção básica funcionam das 8h às 17h, atendendo uma demanda de 4 mil pessoas cada equipe. A UBS tem 578,88 m² de área construída, com recursos de R$ 659.000,00 do governo federal e R$ 401,971,62 contrapartida do município.

“Essa unidade vai cuidar de milhares de famílias que moram aqui nessa região. Ela vai dar suporte aos moradores do Expansul, Eldorado e Vila Adélia que precisarem de atendimentos básicos, uma farmácia, pequenos procedimentos, enfim, é uma obra importantíssima”, pontuou Maguito, durante a solenidade.

A atual gestão tem se preocupado com a expansão da saúde, principalmente nas regiões que mais necessitam. Prova disso são as 19 unidades que já entregamos e as dez que estão previstas, além do Hospital Municipal, o Centro de Especialidades e a terceira Unidade de Pronto Atendimento. “Estamos dotando a cidade para ter uma rede autossuficiente. Nas UBS’s são oferecidos todos os atendimentos básicos. Para ampliar ainda mais a rede, nos próximos dias vamos inaugurar outras unidades de saúde”, destacou a secretária de Saúde, Vânia Cristina.

Unidades expandidas

A UBS do Setor Expansul é expandida, ou seja, possui um consultório multiprofissional, uma sala de acolhimento para pacientes sem agendamento, sala de inalação e local para procedimentos e observação. As outras dependências da unidade seguem o modelo padrão das Unidades Básicas da cidade, e conta com farmácia, quatro consultórios médicos, sala de curativo, coleta, odontologia, vacina, almoxarifado, administração, arquivo, esterilização, guarda-material, expurgo (sala para lavar instrumentos médicos), copa, banheiros adaptados, vestiários, recepção, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e estacionamento.

Ampliação da rede de atendimento

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Com a unidade do Expansul inaugurada, a atual administração eleva para 20 o número de novas UBSs em funcionamento no município. Um aumento significativo para a rede municipal de Saúde, que até o início da atual gestão, em 2008, contava com apenas oito unidades próprias e nenhuma nunca havia passado por uma grande reforma. O descuido gera reflexos ainda hoje, que a atual administração trabalha para reverter.

Desde que assumiu, o prefeito Maguito Vilela viabilizou recursos para a construção de várias unidades de saúde no município. Além das 20 UBSs entregues, a população já conta com duas Unidades de Pronto Atendimento (Brasicon e Buriti Sereno) e uma no Parque Flamboyant, que será inaugurada nos próximos dias. Além disso, outras dez UBSs estão em obras. O Hospital Municipal de Aparecida, com capacidade para 220 leitos, e o Centro de Especialidades também estão previstos para os próximos meses.