Entregue à população de Aparecida o primeiro parque urbanizado da cidade

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

O Parque Municipal Elmar Arantes,, que foi inaugurado na manhã deste domingo (14), possui playground para diferentes idades, quadra poliesportiva, tabuleiro de xadrez e jogo da velha gigantes, pista de caminhada, praça de eventos e arborização com mata preservada

Aparecida de Goiânia, 14 de setembro de 2014 – O Parque Municipal Elmar Arantes Cabral foi entregue à população de Aparecida neste domingo (14) pelo prefeito Maguito Vilela. A solenidade teve inicío às 9h, com ampla programação cultural. O parque integra o primeiro bairro planejado de Aparecida, o Parque América, de iniciativa privada mas será totalmente aberto à população da cidade, especialmente da região Noroeste. “É um grande espaço para lazer e prática esportiva que não deixa nada a desejar aos parques da capital, como o Vaca Brava e Parque Flamboyant”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

O parque está localizado no Residencial Recanto do Cerrado e foi implantado pelas incorporadoras EBM, Terral, GPL e Tropical Urbanismo, responsáveis pela construção do Parque América. Trata-se de uma parceria público-privada com a prefeitura. Apesar de ter sido construído pela iniciativa privada, o espaço será mantido pela administração municipal.

Com 45 mil metros quadrados, o parque possui playground para diferentes idades, quadra poliesportiva, tabuleiro de xadrez e jogo da velha gigantes, pista de caminhada, praça de eventos e arborização com mata preservada, tendo inclusive preservadas as árvores frutíferas. Para estimular a consciência ambiental das crianças foi construído um playground com madeira sustentável. A pista de caminhada é de concreto liso desempenado, para segurança e conforto dos usuários.

Para o representante comercial e morador da região Osvaldo Alves, que estava acompanhado de sua esposa e filha durante a solenidade, o parque interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, principalmente da família. “O espaço vem atender as necessidades da comunidade, ainda mais para nós que temos filhos pequenos. Antes a gente só via parques como este lá fora, e agora temos aqui em Aparecida”, comemorou.

O secretário de meio Ambiente, Fábio Camargo, ressaltou o compromisso da atual gestão com o meio ambiente e a qualidade de vida da população. “O poder público tem cumprido sua tarefa, vamos entregar também o Parque da Criança no dia 12 de outubro e o Parque da Família na região central ainda este ano. É importante que a comunidade nos ajude na preservação dos espaços”, pontuou.

Também foi integrado ao parque a mata da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Bonanza, que tem um total de 21.987,63 metros quadrados. As obras do Parque Municipal Elmar Arantes Cabral foram iniciadas em junho de 2013 e finalizadas em 15 meses. Sua implementação foi dividida em duas etapas, a primeira com conclusão ainda em 2013 e a segunda que foi entregue neste domingo (14). O investimento total das incorporadoras no novo ambiente de lazer foi de cerca de R$ 2,6 milhões.

O parque também foi construído em conformidade com a Norma Brasileira de Acessibilidade, contemplando as pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, foram construídos rebaixamentos nas calçadas, com rampas de declividade inferior a 5%.

O nome do parque é em homenagem ao ex-gestor da cidade. Elmar Arantes foi prefeito de 1973 a 1977. “Meu pai chegou na década de 70, a cidade ainda era muito pequena e hoje vemos aqui, com o prefeito Maguito, o peso político que Aparecida precisava para o progresso. Deixo o orgulho e agradecimento da nossa família, em nome do nosso falecido pai”, disse o promotor do Ministério Público de Goiás e filho do ex-prefeito Elmar, Erico de Pino Cabral.

Cidade planejada

O Parque América é o primeiro bairro totalmente planejado do município e para o prefeito Maguito Vilela significa um marco na história de Aparecida. “Hoje é um dia muito importante, porque Aparecida não teve tempo cresceu muito rápido e não teve tempo de se planejar. Mas agora precisamos pensar nesse sentido e este empreendimento é o ponta pé inicial para que nosso município alcance de vez a modernidade, a tecnologia e qualidade de vida, de forma planejada.

O vereador Antônio Ribeiro (PRTB) fez questão de destacar o apoio dos governos estadual e federal na concretização de grandes obras em Aparecida, além das parcerias público-privada. “Graças ao empenho ao bom relacionamento do prefeito com todas as esferas públicas e privadas é que Aparecida deu um salto em seu desenvolvimento”, lembrou o vereador.

Programação para crianças e adultos

Para apresentar o parque à população, uma ampla programação foi planejada pelos empreendedores, em parceria com a prefeitura como apresentações culturais, do grupo de catira Filhos de Aparecida e do grupo Carisma. A programação incluiu ainda sorteios de brindes e cestas básicas; plantio e distribuição de mudas; café da manhã; oficinas artística; atividades esportivas, como aulas de jump, alongamento, oficinas de slackline, vôlei, basquete, futebol; oficinas de origame e pipa para as crianças; pinturinha de rosto; manipulação de balões; gincana animada; distribuição de pipoca e algodão doce; entre outras atividades.

Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, ronda da PM, Guarda Civil Municipal e SMTA deram suporte na realização da festa. Um espaço de saúde para a aferição de pressão, diabetes e cuidados gerais com a saúde também foram montados no local para atendimento dos visitantes.