Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Equipamentos de fiscalização serão instalados para garantir trânsito seguro em Aparecida

Aparecida, 16 de novembro de 2015 – A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) iniciou, no dia 9…

Por SECOM
09 de maio de 2017

FacebookXWhatsAppTelegram

Equipamentos de fiscalização serão instalados para garantir trânsito seguro em AparecidaFoto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida, 16 de novembro de 2015 – A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA) iniciou, no dia 9 de novembro, a instalação de radares, fotossensores e lombadas eletrônicas com o objetivo de prevenir infrações e reduzir o número de acidentes, ocorridos principalmente nos cruzamentos da cidade, ocasionando grande despesa também para a Saúde do município. 

Ao todo, serão instalados 85 equipamentos em toda a cidade. Três já estão em funcionamento, em caráter de testes, na Avenida Perimetral, região central de Aparecida, próximo ao Fórum; e outro no cruzamento entre as avenidas São Paulo e Rudá, no setor Vila Brasília. “Por enquanto os equipamentos estão em avaliação, o que faz parte do processo de instalação. Sendo aprovados, será emitida a ordem de serviço para instalação dos demais”, explicou o superintendente, Valdemir Souto.

Os 85 aparelhos de fiscalização serão colocados em todos os cruzamentos com semáforos da cidade e em pontos considerados críticos, onde os levantamentos técnicos da equipe de engenharia da SMTA indiquem necessidade. A instalação definitiva dos radares, lombadas e fotossensores será feita após o período de testes, em dezembro, de forma gradativa. A partir daí, as notificações aos motoristas infratores já serão realizadas.

“A instalação destes equipamentos é o único mecanismo que temos para fiscalizar e autuar o motorista que excede a velocidade ou avança o sinal, colocando a vida dele e de outras pessoas em risco. É preciso comprovar o excesso de velocidade para qualquer medida e o agente não pode fazer essa medição à olho nu.”, ressalta Valdemir Souto.

 Para a implantação dos aparelhos em Aparecida, a Prefeitura, por meio da SMTA, realizou uma licitação, que foi dividida em lotes. Duas empresas venceram e ficarão encarregadas inclusive da manutenção de todos os equipamentos. O município também tem uma carência de oito meses para começar a pagar o aluguel dos equipamentos previstos nos contratos, que tem duração de 60 meses.  

REDUÇÃO DE ACIDENTES – A eficiência dos equipamentos de fiscalização, como os que serão instalados em Aparecida de Goiânia, foi atestada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que afirma que a redução no número de acidentes nos pontos onde são instalados é de 60% em média. 

Navegue entre as notícias