Equipe de Aparecida participa do II EMDS

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Arquivo/FNP

Aparecida de Goiânia, 23 de abril de 2012 – Um grupo de secretários municipais participa de hoje, 23, até quinta-feira, dia 25, do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IIEMDS), realizado em Brasília pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Parte da equipe de Aparecida já está na capital federal, inclusive o prefeito Maguito Vilela (PMDB), que participa logo mais, às 19 horas, da abertura oficial do evento com a presença da presidenta Dilma Roussef.

“Durante o encontro, muitos temas importantes serão discutidos, como as novas tecnologias para termos cidades mais sustentáveis e ao mesmo tempo desenvolvidas, além de uma infinidade de assuntos de nosso interesse. Daí a necessidade dos demais membros da administração participarem também. Nossa intenção é reunir o maior número de informações positivas e aplicá-las à realidade de Aparecida”, frisou o prefeito.

O encontro conta com palestras com ministros, secretários nacionais e especialistas; ciclos de debates, apresentação de resultados de projetos sustentáveis já aplicados em diversos municípios e diferentes áreas, como mobilidade, resíduos sólidos e infraestrutura.

Experiência de Aparecida

Uma das experiências apresentadas hoje, 23, será a da diretora de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Márcia Nayane, que participou em março deste ano de um estágio promovido pelo instituto Walter For  Development Managent Institute, em Torino, na Itália.

O objetivo do estágio foi de formar técnicos e funcionários públicos de países emergentes e/ou em desenvolvimento, como o Brasil, na área de gestão dos recursos hídricos urbanos e dos serviços de saneamento. Márcia foi uma das 200 pessoas selecionadas em países da América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e Balcãs para participar do estágio. Ela tem repassado a experiência à equipe de Desenvolvimento Urbano de Aparecida “para aplicação prática nas ações do município”, lembrou ela.

Ainda dentro do encontro, amanhã, dia 24, a Frente Nacional de Prefeitos realizará uma reunião geral para eleição da nova diretoria da frente. Na quinta-feira, os eleitos tomarão posse.

II EMDS – O Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (IIEMDS) tem apoio do Governo Federal e do Sebrae Nacional; parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM); e consultoria da Ernst & Young Terco. Conta ainda com a colaboração do Instituto Pólis e de diversas instituições.

O primeiro secretário da FNP e ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, ressaltou a importância do envolvimento de todas as entidades na promoção do II EMDS, considerado por ele um momento politicamente estratégico para os administradores municipais. “Ele representa uma alavancagem política na relação com o governo federal. O II EMDS deve ser encarado como uma oportunidade estratégica e permanente”, disse.

Barros destacou ainda a relevância dos debates que o evento promoverá, especialmente para 73% dos prefeitos eleitos no ano passado, que cumprem primeiro mandato. Segundo o dirigente, esses prefeitos ainda não estão plenamente familiarizados com a burocracia e os desafios da administração municipal. “Vamos debater os problemas e as soluções do gestor. Ao mesmo tempo, discutiremos o desenvolvimento sustentável, que não tem só a ver com o meio ambiente. Precisamos deixar o mundo melhor para as futuras gerações e isso começa no governo local”, enfatizou.

Para o diretor do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sérgio Albuquerque de Abreu Lima, o II EMDS é a chance de os prefeitos firmarem importantes parcerias. Uma delas é o Movimento Brasil Competitivo (MBC), que tem, entre seus programas, o “Modernizando a Gestão Pública”.

Com a reconhecida experiência das melhores consultorias internacionais e o apoio financeiro da iniciativa privada, o programa estimula mudanças na administração pública, com foco no aumento da receita, na redução dos gastos e na melhoria de índices em áreas como Saúde, Educação e Segurança. “Podemos ajudar os gestores a superarem os obstáculos”, declarou Lima.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)