Escola de Aparecida recebe projeto piloto voltado ao combate da violência contra mulher

Por Thiago Oliveira

16 de junho de 2023

Por Thiago Oliveira

16 de junho de 2023

Foto: Jhonney Macena

Ação busca levar o debate sobre a violência Contra a Mulher para dentro das escolas por meio de rodas de conversa com os alunos e os familiares e inclusão da Lei Maria da Penha nas disciplinas aplicadas aos alunos do ensino fundamental da rede pública.

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, finalizou nesta sexta-feira, 16, a primeira edição do projeto Quem Ama Cuida: Lei Maria da Penha nas Escolas. O projeto piloto, que promove a inclusão do tema na grade curricular do ensino público municipal, foi implementado na Escola Municipal Eurípedes Menezes, na Vila Maria.

A manhã contou com atendimentos e apresentações dos alunos, que por meio de cordel e musical evidenciaram a importância da discussão sobre a violência doméstica no ambiente escolar. A unidade educacional recebeu cartazes, grafite e trabalhos dos estudantes com pontos importantes sobre os índices de violência doméstica em Aparecida.

Para a secretária da Mulher, Tia Deni, esse movimento reforça o compromisso do município em diminuir os índices de violência por meio da educação. “Nós precisamos fazer com que os meninos e as meninas possam ser ensinados a identificar um relacionamento abusivo desde pequeno. Com esse projeto eles poderão ser agentes de mudança também dentro de casa, para identificar agressões e saber como denunciar”, pontuou a secretária.

O evento promoveu também orientações para alunos, pais e responsáveis relacionados à educação sexual. Também houve distribuição de mudas de plantas, oferta de empregos, atendimento para inserção no programa de baixa renda, que diminui o valor da conta de luz para famílias carentes, orientações jurídicas e outros serviços.

Lígia Basso, diretora da Escola Municipal Eurípedes Menezes, afirma que durante esses dois meses, a comunidade escolar pode aprender ainda mais sobre a Lei Maria da Penha e seus impactos sociais. “É importante trazer esse tema para a escola porque aqui nós ajudamos na formação do cidadão. Nosso trabalho passa também por ensinar mulheres a ouvir outras mulheres, para que haja apoio em casos de violência”, reforça a gestora.

O Projeto Quem Ama Cuida funciona em quatro módulos: no primeiro, os professores e gestores escolares recebem uma capacitação sobre como realizar as abordagens do tema com os alunos; a segunda etapa é feita com as crianças, que serão abordadas com uma linguagem desenvolvida para cada faixa etária; já o terceiro módulo, realiza um encontro com os pais e depois com as mães para promover a conscientização e uma reflexão sobre o tema.

Hoje foi o último módulo, onde a secretaria, juntamente com os parceiros do projeto, realizaram uma ação aberta com a comunidade a fim de conscientizar a comunidade sobre as formas de coibir os vários tipos de violência a qual a mulher está sujeita.

A vereadora Camila Rosa ressaltou a união de forças na defesa dos direitos da mulher. “Ninguém faz nada sozinho. Esse trabalho em equipe da escola, Prefeitura, órgãos de segurança pública é o que realmente faz a diferença. Unidos nós vamos chegar a este objetivo comum entre nós, o fim da violência contra a mulher”, evidenciou.

O estudante do 8º ano, Vinicius Pedro avalia positivamente a implantação do projeto. “Com o projeto a gente pode aprender que não existe só violência doméstica, existe também a violência física, psicológica, moral e patrimonial. Sabendo disso, daqui em diante nós vamos ter uma nova visão sobre os direitos das mulheres e o impacto da violência contra elas”, ressaltou.

Regiane Soares, moradora da Vila Alzira, afirma que essa ação ajuda as crianças a ter consciência sobre a violência. “É importante a criança entender desde cedo o que é a violência e como ela deve ser combatida para que haja respeito entre homens e mulheres e que, caso haja casos de violência, eles possam pedir ajuda”, comenta.

“Como educadora, eu entendo que só a educação pode transformar as futuras gerações e esse projeto nasceu com esse lema. Fiquei muito feliz em ver que nestes dois meses o comportamento dos alunos mudou e eu acredito que, com o avanço deste projeto, nós nos tornaremos referência no combate a violência contra a mulher”, avalia a secretária Tia Deni.

Presenças

Estiveram presentes o secretário de Educação, Divino Gustavo; a presidente da Comissão da Mulher – OAB Subseção Aparecida, Dra. Luzia Helena; a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Dra. Bruna Coelho; a coordenadora do Núcleo Especial da Patrulha Maria da Penha, Capitã Waleska e a vereadora Camila Rosa.