Escola Municipal Guiomar Rosa é contemplada com reforma

Por Juliana Fulquim

20 de junho de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Estudantes da unidade receberão, em alguns meses, uma escola nova com melhores condições de ensino-aprendizagem

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o secretário de Educação, Divino Gustavo, assinaram na manhã desta terça-feira, 20, a ordem de serviço para reforma da Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira, localizada Jardim Maria Inês. A unidade atende cerca de 600 crianças da Educação Infantil e da primeira fase do Ensino Fundamental.

A unidade construída no início dos anos 90 foi a primeira a receber a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), quando a instituição ainda não dispunha de um local próprio para receber os alunos com deficiência que necessitavam de atendimento educacional especializado.

“A reforma dessa escola vai proporcionar melhor ambiente para o ensino-aprendizagem. As crianças são as maiores beneficiadas com esse trabalho. E em pouco tempo quero retornar aqui para inaugurar e comemorar com vocês”, afirmou o prefeito.

A diretora da escola, Keila Pereira, já foi aluna da instituição onde sua mãe também já foi professora e gestora. Ela afirma que a reforma é aguardada com expectativa. “Essa reforma é esperada por nós, servidores e alunos, mas principalmente pelos pais, que participam ativamente do dia a dia da nossa instituição”.

A unidade conta com 11 salas de aula, além das dependências administrativa e pedagógica e da quadra poliesportiva. A estrutura predial envolvendo as áreas internas e externas do prédio escolar será revitalizada e o investimento da SME, por meio do Programa Cuidar da Escola é Dever de Todos, será de cerca de R$ 1 milhão.

Conforme a planilha de execução de serviços da SME, a escola Guiomar Rosa receberá diversos benefícios, como a troca do telhado, calhas e das tubulações para captação de água pluvial, além de revisão nos sistemas elétrico e hidrossanitário. A escola receberá ainda nova pintura com as cores padrões da gestão municipal.

“Teremos aqui uma escola mais atraente e mais segura para os professores, crianças e demais servidores. É um investimento que implica na melhoria do rendimento escolar das nossas crianças. O ambiente tem que ser bom e confortável para todos”, sublinhou o secretário de Educação, Divino Gustavo.

A vereadora Camila Rosa também destacou a importância da reforma para o desenvolvimento das crianças. “A reforma dessa unidade com certeza vai proporcionar um ambiente mais agradável para o ensino-aprendizagem. A gente sabe que o resultado é grandioso, seja na vida dos pais, que tem segurança ao deixar os filhos na escola, das crianças que estudam aqui, dos professores que lecionam e de todos os funcionários”.

Presenças – Também participaram os secretários municipais Aldivo Araújo (Desenvolvimento Urbano), Cláudio Éverson (Relações Institucionais), Tia Deni (Políticas Públicas para as Mulheres), Marlúcio Pereira (Articulação Política), Gerfeson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Brunna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle), Roberto Cândido (Segurança Pública), além do vereador Vencerlino Amendoim.