Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Projeto desenvolvido na Escola Municipal Francisco de Assis Nunes, no Madre Germana, envolve mais de 900 alunos em atividades pedagógicas, culturais e esportivas inspiradas no maior evento do futebol mundial
Foto: Jhonney MacenaCom a aproximação da Copa do Mundo de 2026, as escolas da rede municipal de Aparecida de Goiânia já vivem o clima do campeonato dentro e fora das salas de aula. Na Escola Municipal Francisco de Assis Nunes, no Setor Madre Germana, o tema foi transformado em um grande projeto pedagogicamente que une esporte, cultura, alfabetização e integração entre os estudantes.
A unidade, que atende 933 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, desenvolve desde o fim de maio uma programação especial inspirada na Copa do Mundo. O projeto envolve atividades esportivas, pesquisas sobre países participantes, produção de textos, trabalhos artísticos, confecção de cartazes, pintura temática e ações que estimulam o aprendizado de forma lúdica e participativa. A iniciativa integra o projeto “Copa do Mundo 2026: Integração,Cultura e Esporte”, desenvolvido pela comunidade escolar.
Educação que conecta esporte e conhecimento
O prefeito Leandro Vilela destacou que iniciativas como essa mostram como a educação pode utilizar temas do cotidiano dos alunos para fortalecer o aprendizado.
“A educação vai muito além da sala de aula. Quando conseguimos transformar um evento que desperta o interesse das crianças em uma ferramenta de aprendizagem, estamos estimulando o conhecimento, a convivência, o respeito e a participação dos alunos. É esse tipo de ensino que queremos para a nossa rede municipal”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Núbia Farias, ressaltou que projetos interdisciplinares ajudam a tornar o processo de ensino mais atrativo e significativo.
“A Copa do Mundo oferece inúmeras possibilidades pedagógicas. Os alunos aprendem sobre geografia, história, cultura, matemática, produção textual e trabalho em equipe de forma leve e participativa. É uma oportunidade de aproximar o conteúdo da realidade deles e fortalecer o processo de aprendizagem”, destacou.

Participação dos alunos aumenta e faltas diminuem
Segundo a diretora Patrícia Dias Furtado, que está há três anos à frente da unidade, o envolvimento dos estudantes tem superado as expectativas e já apresenta reflexos positivos no ambiente escolar.
“Em apenas 15 dias percebemos que até as faltas que eram constantes diminuíram. No período matutino temos os sextos anos, que apresentavam um nível de indisciplina muito alto. Com os Jogos Francisco, eles passaram a entender que, para participar, precisam assistir às aulas, prestar atenção e respeitar os colegas”, destacou.
O projeto surgiu a partir de uma proposta da professora de Educação Física, Ana Paula, que inicialmente pretendia realizar os jogos internos da escola. A ideia ganhou força e acabou envolvendo toda a comunidade escolar.

Atividades envolvem todas as disciplinas
Entre as atividades já realizadas estão pinturas faciais, decoração das salas, pesquisas sobre jogadores e países participantes da Copa do Mundo, produção de textos, confecção de tangrans para atividades de matemática, pintura de espaços da escola, personalização de camisetas e os Jogos Francisco, competição interna que mobiliza os estudantes.
Nesta semana, os alunos também participam da pintura temática dos espaços da unidade, incluindo a entrada da escola, além da produção de atividades de escrita relacionadas ao evento esportivo.
De acordo com a diretora, o projeto foi construído para envolver todas as disciplinas e utilizar o interesse natural das crianças pelo futebol como instrumento de aprendizagem.
“Todas as disciplinas estão envolvidas. Nosso foco maior é usar atividades que vão aguçar a atenção dos alunos. Todas foram elaboradas com foco na qualidade do ensino e na equidade do aprendizado, já que para haver uma Copa são necessários vários países, culturas e conhecimentos diferentes”, explicou.

Integração, cultura e esporte
O projeto tem como objetivo promover a integração social, cultural e esportiva dos estudantes incentivando o trabalho em equipe, o respeito às diferenças, o conhecimento sobre os países participantes e a valorização do esporte. A iniciativa inclui atividades culturais, esportivas e educativas que seguem ao longo do mês de junho.
O encerramento do projeto está previsto para o dia 25 de junho, com a realização dos Jogos Internos Francisco no período matutino. A programação contará com a participação das famílias, que serão convidadas a acompanhar as competições e prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo das últimas semanas.
Para a diretora Patrícia Dias, a iniciativa demonstra como temas presentes no cotidiano das crianças podem contribuir para fortalecer o aprendizado e a convivência escolar.
“Pensamos principalmente na alfabetização dos alunos. O esporte é uma ferramenta poderosa para despertar o interesse, estimular a participação e fortalecer os vínculos dentro da escola”, concluiu.
