Escolas municipais de Aparecida recebem projeto de hortas educativas

Por Juliana Fulquim

7 de maio de 2024

Por Juliana Fulquim

7 de maio de 2024

Foto: Jhonney Macena

Agricultura urbana e educação se unem em iniciativa inovadora que irá implantar projeto de hortas educativas

Com o objetivo de promover segurança alimentar, educação e transformação social, as escolas municipais Terra Prometida e Adelino Ariane, em Aparecida de Goiânia, receberam nessa semana a primeira etapa do Projeto “Cultivando o Futuro”. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Tratto Agro, empresa que atua com práticas inovadoras no campo da agricultura sustentável.

A engenheira agrônoma, Ikanuza Pimentel, uma das madrinhas do projeto, explicou que a empresa irá implantar hortas educativas nas duas unidades educacionais e envolverá os estudantes em todas as etapas do processo. “As crianças vão aprender técnicas de preparo do solo, plantio e cuidado das hortaliças, seguindo orientações específicas, como a preparação dos berços com antecedência e irrigação adequada para evitar o aparecimento de fungos”, explicou Ikanuza.

Agronômos da Tratto Agro instrui alunos sobre preparação do solo e plantio, na Escola Municipal Adelino Ariane (Foto: Jhonney Macena)

Nas duas escolas, a ação deverá envolver aproximadamente 200 estudantes, que irão participar desde o planejamento até os cuidados diários com a horta. A ideia é contribuir com o desempenho pedagógico dos alunos em disciplinas que envolvam o aprendizado sobre o desenvolvimento das plantas, por exemplo, e influenciar também na mudança de comportamentos e hábitos alimentares.

Para a secretária de Educação, Idelma Oliveira, o Projeto “Cutivando o Futuro” é uma forma de desenvolver a consciência dos estudantes para práticas sustentáveis. “É um projeto que envolve a produção de alimentos, a mudança de hábitos e a cidadania. Durante sua execução, os alunos vão aprender a preparar o solo, plantar, irrigar e depois estarão colhendo para inserir na alimentação escolar e até para levar para suas casas”, afirmou.

Alunos da Escola Municipal Terra Prometida realizam plantio de hortaliças (Foto: Jhonney Macena)

O CEO da Tratto Agro, Daniel Antunes, afirma que o projeto está baseado na premissa de que a escola é um ambiente favorável para promover conscientização ambiental e ensino sobre o cultivo sustentável de alimentos. “Nesse contexto, programas de educação e saúde podem ser implementados, servindo como exemplo não apenas para os alunos, mas também para suas famílias e toda a comunidade”, destacou.

O projeto será realizado com a participação das crianças do 1º e do 5º ano dos períodos matutino e vespertino das duas escolas. Os alunos Artur Fernandes e David Luiz, ambos com 10 anos e estudando no 5º ano, na Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria, mostravam-se empolgados com o plantio. “É muito bom, né, para a gente aprender ciência e aprender como plantar e cultivar”, resumiram.