Gustavo Mendanha representou os prefeitos do Brasil na solenidade
O Prefeito Gustavo Mendanha prestigiou na manhã desta quinta-feira, 17, da Sessão Solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos “70 anos do Renascimento e Proclamação do Estado de Israel”. A sessão foi realizada em propositura do deputado federal Roberto de Lucena (Podemos-SP) e teve como objetivo facilitar a aproximação entre os dois países com o desenvolvimento da troca de informações em áreas importantes para as duas nações.
Gustavo compôs a mesa da Sessão Solene onde representou os prefeitos de todo o Brasil e destacou a importância da homenagem. “Não poderia deixar de participar desta homenagem a este grande país que, mesmo sendo muito novo, representa muito para a história mundial. O Brasil é um grande parceiro de Israel e Aparecida está caminhando para também concretizar alianças comerciais com a jovem nação. Aproveito a ocasião para parabenizar todos os israelenses que escolheram o Brasil para viver”, disse.
Aparecida de Goiânia vem mantendo, desde o último ano, uma boa relação com o Estado de Israel por meio do contato com o embaixador israelense Yossi Shelley, incluindo uma visita à nação israelense setembro de 2017. A expectativa com esse contato é o de articular a vinda de empresas e de investidores daquele país para Aparecida de Goiânia. “Há projetos muito interessantes em Israel que podem ser replicados e adaptados à realidade da cidade, beneficiando assim nossa população ”, pontuou Gustavo.
O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, esteve presente na Sessão que contou também com a participação da Banda de Músicas do Exército responsável pelas canções do evento e dos parlamentares do Legislativo brasileiro, além de pessoas da comunidade israelense.
Cidade irmã – Para ampliar a conexão entre o Estado de Israel e Aparecida de Goiânia, está sendo realizado o projeto para que a cidade natal do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, Berseba, seja uma cidade-irmã do município. “Com as duas cidades sendo irmãs, será possível a realizações de negócios multilaterais entre empresas e também entre os poderes públicos municipais, explanou Gustavo durante a primeira visita do embaixador à Aparecida.
Praça – Como consequência da boa relação entre a cidade de Aparecida e o país israelense, foi inaugurada em dezembro de 2017 a Praça Israel. O espaço possui 12 mil metros quadrados e conta com uma pista de cooper de 462 metros, playground e uma Academia da Terceira Idade. Como forma de celebrar a parceria entre os dois países, foi erguida uma estátua do diplomata brasileiro Osvaldo Euclides de Sousa Aranha, que presidiu a reunião durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, que criou o Estado de Israel. A Praça está instalada no Parque Trindade II na região Leste da cidade.
Israel – Em 14 de maio de 1948, David Ben Gurion, presidente do Conselho Nacional Judeu, proclamou o nascimento do Estado de Israel no Museu de Arte de Tel Aviv. O Dia da Independência de acordo com o calendário hebraico, que marca o dia 5 do mês de Iyar. Segundo dados históricos, em abril de 1947, uma Assembleia Geral da ONU, presidida pelo diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, votou o Plano da ONU para a partição da Palestina de 1947, que culminou na criação do Estado de Israel.
Então, em 14 de maio de 1948, seis horas antes do término oficial do Mandato Britânico da Palestina, David Ben Gurion, que seria o primeiro governante israelense, leu a declaração de Independência de Israel. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira (18), durante as festividades, que o país está iniciando sua história. “Estamos apenas começando. Setenta anos são um piscar de olhos em termos históricos. Não tenho dúvidas de que, daqui a 70 anos, Israel será ainda mais forte, ainda mais próspero do que é hoje”.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)