O Hospital Municipal de Aparecida consegue detectar infecção por SarsCov2 em 15 minutos
Desde a semana passada, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) usa o exame Near Covid para o diagnóstico mais rápido de Covid-19. Assim como em outros exames, colhe-se secreção da orofaringe com auxílio do swab (cotonete mais comprido). A grande vantagem do Near Covid sobre o exame RT-PCR é a velocidade: o resultado é obtido em 15 minutos.
Segundo o patologista Henrique de Paula, coordenador médico do laboratório do Einstein de Goiânia, há uma pequena diferença na sensibilidade de um e outro exame. A cada 100 pacientes positivos pelo RT-PCR, 87 também serão positivos pelo Near Covid. Ou seja, os dois exames têm acurácia muito próxima. Em caso de resultado negativo, entretanto, caso o paciente esteja apresentando sintomas e ele seja dos grupos de maior risco para a Covid-19, a indicação será a de fazer o RT-PCR para sanar qualquer dúvida.
A grande vantagem do Near Covid para o HMAP é agilizar a fila de exames, facilitar a triagem de pacientes e possibilitar a tomada de decisão quanto ao tratamento mais adequado para cada paciente com maior brevidade. Atualmente, há seis pacientes internados com a doença no hospital.
A infectologista Fernanda Torres ressalta que continua sendo de extrema importância a investigação da Covid-19 e nos mantermos alertas para sintomas suspeitos da infecção. Ela destaca a importância da vacinação e de tomar as doses de reforço para evitar complicações e a chamada “covid longa”, quando os pacientes apresentam sintomas que persistem mais de 4 semanas ou até meses; como problemas de memória, fadiga constante, dores pelo corpo e inclusive depressão.”
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)