Exército ajudará no recadastramento biométrico em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 20 de janeiro de 2014 – A partir desta segunda-feira, 20, o Exército brasileiro ajudará o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) a realizar o recadastramento biométrico em Aparecida de Goiânia. São 20 soldados que se somam aos servidores da Prefeitura de Aparecida e a Justiça Eleitoral para realizar a biometria de 118 mil eleitores que ainda não compareceram aos postos de atendimento montado pelo TRE-GO. O prazo para o eleitor realizar o recadastramento se encerra no dia 14 de fevereiro.

A recepção aos militares que trabalharão em Aparecida ocorreu no início da tarde desta segunda-feira na Central de Atendimento ao Eleitor, no Setor Araguaia, e contou com a presença do prefeito Maguito Vilela (PMDB); da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Laurita Hilário Vaz; do desembargador do TRE-GO, Walter Carlos Lemes; e do general da Brigada do Exército Brasileiro, Júlio César Arruda; e de diversas autoridades.

“O Exército já nos ajudou outras vezes, como no combate à dengue. Esse apoio é sempre bem-vindo. O Exército é um parceiro que todos os municípios podem contar a qualquer momento. É um prazer recebê-los”, ressaltou o peemedebista.

O prefeito que realizou o seu recadastramento biométrico em outubro, conclamou novamente a população para não deixar de fazer a biometria. “Todo reforço é necessário nessa etapa final. É importante que todos compareçam e façam seu recadastramento”, alertou. Até agora, segundo informações da Coordenação da Biometria do município, 56,64%, dos 273 mil eleitores de Aparecida, realizaram o recadastramento biométrico.

Ao assinar o Termo de Cooperação entre o Exército e a Justiça Eleitoral, a ministra do TSE, Laurita Hilário Vaz, explicou a finalidade da biometria e também convocou os eleitores a comparecerem o quanto antes aos postos de atendimento. “O recadastramento biométrico, como o próprio nome diz, visa recadastrar os eleitores-membros e aperfeiçoar os resultados das eleições. Se o eleitor não o faz, tem o seu título cancelado e passa por outros transtornos como o impedimento da matrícula em instituições oficiais de ensino e posse em cargos públicos, por exemplo”.

O vice-presidente do TRE-GO demonstrou a preocupação do órgão com o recadastramento biométrico no município, mas avaliou como positiva a postura da gestão municipal e demais colaboradores engajados nesta força-tarefa. “Estamos empenhados ao máximo para que o trabalho seja realizado com louvor. Esse comprometimento geral e o reforço do Exército demonstram o quanto esse trabalho é grandioso e cívico. Com certeza, vamos agilizar o atendimento”, relatou.

Como fazer?

O procedimento para fazer o recadastramento biométrico em Aparecida é o mesmo adotado nas capitais e o tempo máximo estipulado para sua finalização é de aproximadamente 15 minutos. Os eleitores devem se dirigir a um dos sete postos de atendimento disponíveis levando o título de eleitor original, um comprovante de endereço original e atualizado e documento de identidade com foto. O agendamento online pode ser feito no site do TRE: http://www.tre-go.jus.br/.

Onde fazer o recadastramento biométrico?

Central de Cartórios de Aparecida de Goiânia: Rua 10, qd W, lt 6-9, Setor Araguaia. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 18h, no sábado (somente com agendamento) 08h às 17h.

CAE depósito de urnas: Rua 10, qd W, lt 6-9, Setor Araguaia. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 18h, no sábado (somente com agendamento) 08h às 17h.

Buriti Shopping – Vapt-Vupt e Stand em frente à Riachuelo: Avenida Rio Verde, quadras 102/104, Vila São Tomaz. Atendimento de segunda a sábado das 09h às 22h, no domingo 14h às 20h.

Jardim Olímpico (SINE): Av. W5, Qd 25, Lt 23, Sala 04, Jd Olímpico. Atendimento de segunda a sexta das 08h às 18h.

Central – Av. Anhanguera (Goiânia): Av. Anhanguera, nº 5.345, Centro – Goiânia-GO. Atendimento de segunda a sexta das 12h às 18h.

Fórum do Garavelo – Aparecida: Av. Atlântica, Qd. 23, Lt. 12, Setor Goiânia Parque Sul. Atendimento de segunda a sexta das 8h às 18h.

Portal Sul Shopping: Rod. GO 040, Km 06, Jardins Lisboa. Atendimento de segunda a sábado das 10h às 22h.