As primeiras amostras coletadas em Aparecida de Goiânia após a implementação do sistema de gestão baseado em custos foram apresentadas pelo chefe da Casa Civil, Einstein Paniago – na ocasião representando o prefeito Gustavo Mendanha – durante mesa do II Seminário Internacional de Custos, Governança e Auditoria no Setor Público, no último final de semana, em Brasília. O evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios reuniu representantes da academia, dos órgãos de controle e de entes municipais de Alagoas e Goiás.
O modelo de governança do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Executivo Federal está em vigência no município desde julho deste ano após uma parceria com a Universidade de Brasília, coordenados por Marilson Dantas.
Convidado a participar do painel para explanar sobre a experiência, Paniago contou que com um novo sistema a expectativa é colher mais resultados de Aparecida de Goiânia (GO). “Identificamos que algumas unidades administrativas, apesar de mais onerosas têm melhores resultados, enquanto outras necessitam aprimorar suas relações entre custo e benefício.A metodologia da UnB, além de auxiliar com a obrigação do relatório de custos, nos incentiva a fazer reflexão sobre os dados”, argumentou Paniago.
A partir das informações de Aparecida serão desenvolvidas metodologias de auditoria de custos e novas ferramentas de controle dos provimentos públicos. Assim, será possível acompanhar e fazer a destinação eficiente para áreas que necessitem de mais aporte financeiro para a conclusão de seus projetos, tudo realizado de modo transparente por todos os envolvidos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)